Draft NBA 2022: como foram os calouros escolhidos na temporada passada

Paola Zanon | 21/06/2023 - 16:00

O Draft NBA 2022 aconteceu em 23 de junho do último ano e abriu as portas para 60 calouros que poderiam fazer história na liga — ou não. Como de costume, alguns deles não ficaram nas franquias que os escolheram.

Outros talentos foram até rebaixados para a G-League, a liga de desenvolvimento, por falta de espaço nos times principais da NBA. O caso do brasileiro Guilherme Santos, draftado pelo Golden State Warriors, foi um desses exemplos.

Os mais azarados, no entanto, nem chegaram a pisar nas quadras ao longo da temporada de 2022-23 por terem sofrido algum tipo de lesão.

Destino dos calouros do Draft NBA 2022:

1ª escolha: Paolo Banchero

O ala-pivô integrou o elenco do Orlando Magic e fez uma ótima estreia em outubro com 27 pontos, nove rebotes, cinco assistências e dois bloqueios na derrota por 113 a 109 para o Detroit Pistons. Banchero ainda se tornou o segundo jogador mais jovem na história a marcar, pelo menos, 30 pontos e 15 rebotes em um jogo, juntando-se a LeBron James, e foi eleito como o Novato do Ano. Apesar de ter cumprido as expectativas, passou longe da classificação para os playoffs.

Chet Holmgren, OKC
Foto: Icon Sport

2ª escolha: Chet Holmgren

Chet Holmgren foi selecionado pelo Oklahoma City Thunder e não chegou a estrear na NBA por ter sofrido uma lesão no tornozelo direito durante uma partida amadora, ao disputar a bola com LeBron James.

3ª escolha: Jabari Smith Jr.

Draftado pelo Houston Rockets como a 3ª escolha geral, Jabari era esperado até como a primeira escolha geral e se provou uma boa aquisição já na Summer League e na pré-temporada, quando marcou 21 pontos, oito rebotes e duas assistências na vitória por 134-96 contra o San Antonio Spurs. O ala-pivô teve médias de 12,8 pontos e 7,2 rebotes ao longo de 79 jogos e foi selecionado para o NBA All-Rookie Second Team de 2022, mas não chegou aos playoffs.

4ª escolha: Keegan Murray

Murray foi selecionado pelo Sacramento Kings e mostrou seu valor já na Summer League, quando foi nomeado o MVP com médias de 23 pontos, sete rebotes e duas assistências por jogo. O ala-pivô superou as expectativas e esteve presente em 80 jogos da temporada regular, com médias de 12,2 pontos, 4,6 rebotes e 1,2 assistências, sendo nomeado para o NBA All-Rookie Team de 2022.

Keegan ajudou a conduzir a franquia para os playoffs pela primeira vez em 17 anos e foi titular em todos os sete jogos contra o Golden State Warriors na primeira rodada, marcando 23 pontos e sete rebotes no Jogo 4.

5ª escolha: Jaden Ivey

Ivey foi selecionado pelo Detroit Pistons como a quinta escolha geral e fez sua estreia na Summer League, registrando 20 pontos, seis rebotes e seis assistências em uma vitória sobre o Portland Trail Blazers. Dois meses após sua estreia na temporada regular, o ala-armador elevou seu recorde de pontos ao marcar 30 em uma derrota por 126-111 para o Utah Jazz. Jaden foi selecionado para o NBA All-Rookie Second Team de 2022, mas passou bem longe dos playoffs.

6ª escolha: Bennedict Mathurin

Escolhido pelo Indiana Pacers, Mathurin se consagrou como a melhor escolha da franquia desde Rik Smits em 1988 e teve seu recorde de pontos na Summer League, marcando 23 contra o Charlotte Hornets. O canadense foi selecionado para o NBA All-Rookie Team de 2022, mas não chegou a ir para os playoffs.

7ª escolha: Shaedon Sharpe

Shaedon Sharpe
Foto: Icon Sport

Draftado pelo Portland Trail Blazers fez sua estreia na NBA em 19 de outubro após se recuperar de uma lesão no ombro esquerdo. O ala-armador anotou 30 pontos, sete rebotes e sete assistências em uma derrota para os Kings em março e se juntou a LeBron, Kevin Durant e Luka Doncic como os únicos mais jovens a alcançar esses números.

8ª escolha: Dyson Daniels

Daniels foi selecionado pelo New Orlean Pelicans e disputou 59 partidas da temporada regular com médias de 3,8 pontos, 3,2 rebotes e 2,3 assistências por jogo. Não se tornou um grande destaque entre os calouros.

Jeremy Sochan, San Antonio Spurs
Foto: Icon Sport

9ª escolha: Jeremy Sochan

Selecionado pelo San Antonio Spurs, Sochan teve médias de 11 pontos, 5,3 rebotes e 2,5 assistências nos 56 jogos que entrou em quadra durante a temporada regular e foi nomeado para NBA All-Rookie Second Team, mas não chegou a ir para os playoffs.

10ª escolha: Johnny Davis

Escolhido pelo Washington Wizards, Davis disputou apenas 28 partidas da temporada regular e teve uma média de 5,8 pontos, 2,3 rebotes e uma assistência por jogo, sendo transferido para o Capital City Go-Go, afiliado da franquia na G-League.

12ª escolha: Jalen Williams

Escolhido pelo Thunder, Williams superou as expectativas e cumpriu um papel esperado entre os cinco favoritos do Draft NBA 2022 ao ser nomeado para o All-Rookie Team com médias de 14,1 pontos, 4,5 rebotes e 3,3 assistências nos 75 jogos disputados.

O ala-armador alcançou seu recorde de pontos ao anotar 32 na vitória por 129 a 119 sobre o Utah Jazz em março.

13ª escolha: Jalen Duren

Duren foi selecionado pelo Charlotte Hornets e trocado para o Detroit Pistons, onde fez sua estreia em outubro com 14 pontos, 10 rebotes e três bloqueios na vitória por 113 a 109 sobre o Orlando Magic.

Em 67 jogos, o pivô obteve médias de 9,1 pontos e 8,9 rebotes e anotou seu primeiro duplo-duplo com 30 pontos e 17 rebotes na vitória por 138 a 131 sobre os Spurs, alcançando também seu recorde de pontos em um único jogo. Jalen foi nomeado para o All-Rookie Second Team.

15ª escolha: Mark Williams

O pivô foi draftado pelo Charlotte Hornets e se tornou titular em fevereiro após a saída de Mason Plumlee e logo marcou seu primeiro duplo-duplo com 11 pontos e 12 rebotes em uma derrota para o Boston Celtics. Duas semanas depois, anotou o segundo duplo-duplo com 18 pontos e 20 rebotes em uma vitória sobre o Miami Heat.

16ª escolha: AJ Griffin

Selecionado pelo Atlanta Hawks e filho do atual técnico do Milwaukee Bucks, Adrian Griffin, o ala teve seu recorde de pontos em novembro ao marcar 17 em uma vitória sobre o Toronto Raptors —franquia que seu pai era treinador auxiliar na época. Os Hawks foram para os playoffs, mas AJ não entrou em quadra.

17ª escolha: Tari Eason

Eason foi escolhido pelo Houston Rockets e superou as expectativas ao disputar todas as partidas da temporada regular, obtendo uma média de 9,3 pontos, seis rebotes e uma assistência por jogo. O ala-pivô foi o último selecionado do Draft NBA 2022 para o All-Rookie Second Team.

22ª escolha: Walker Kessler

Draftado pelo Memphis Grizzlies e trocado para o Utah Jazz, Kessler surpreendeu ao integrar o All-Rookie Team ao final da temporada regular —ele foi o último selecionado do Draft NBA 2022 a ser nomeado para o time principal de novatos. O pivô teve médias de 9,2 pontos, 8,4 rebotes e uma assistência nos 74 jogos que ele entrou em quadra.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.