NBA San Antonio Spurs

Draft da NBA: como Victor Wembanyama vai jogar no San Antonio Spurs

Victor Wembanyama
Foto: Icon Sport

O anúncio da primeira escolha do Draft da NBA deve ser mera formalidade. O San Antonio Spurs tem tudo para confirmar Victor Wembanyama como seu jogador na próxima quinta-feira (22), em Nova York, nos Estados Unidos, na cerimônia de seleção dos calouros. Antes mesmo do anúncio oficial, o papel que Wemby terá na franquia prata e preta já virou tema de debates entre os analistas.

Sob as mãos de Gregg Popovich — prestes a renovar mais um contrato com o San Antonio Spurs, já que virou treinador principal em 1996 e levou a franquia a cinco títulos (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014) — Wemby, de só 19 anos e 2,21 metros, tem muito a crescer. Com um talento natural, habilidade incomum para alguém de tamanha estatura e inteligência em quadra, o jovem francês terá mais trabalho a se acostumar com o jogo físico nos Estados Unidos.

A posição de ala-pivô enfrenta a cada noite nomes do calibre de Giannis Antetokounpo (Milwaukee Bucks), Anthony Davis (Los Angeles Lakers), Draymond Green (Golden State Warriors) e Pascal Siakam (Toronto Raptors) para citar apenas campeões nos últimos anos. Além da imposição física, adversários deste nível podem ferir o seu jogo tanto na defesa quanto no ataque.

Dentro dos próprio Spurs, inclusive, e aí deve começar a mágica de Popovich, há um ala-pivô que vem conquistando o seu espaço. Jeremy Sochan, de 20 anos, vai para o seu segundo ano na NBA. Diante dos melhores no melhor basquete do mundo, o camisa 10 da franquia texana evoluiu o seu jogo e terminou como um jogador vibrante, capaz de enterradas espetaculares e pegar rebotes perdidos já para a maioria dos jogadores da sua posição.

Como Wembanyama vai jogar nos Spurs

Em um primeiro momento, é de se pensar que os dois possam se refezar em quadra, enquanto Wembanyama pega ritmo de jogo. Mas, como rosto da franquia e mais minutos em quadra, Sochan e Wemby certamente terão funções complementares dentro do quinteto que terminará as partidas mais apertadas.

Além de Sochan, o time tem o seu jogo baseado em Tre Jones na armação (agente livre no momento), Devin Vassell e Keldon Johnson para a pontuação e maior vigor defensivo. Todos esses ainda precisam evoluir na carreira, em um time que tem média de idade de 24 anos. Mais do que isso, os Spurs ainda terão 12 escolhas de primeira rodada de Draft nas próximas sete temporadas.

Gregg Popovich, Jeremy Socham, Spurs,

Popovich precisará fazer a sua mágica para abrigar Sochan e Wembanyama nos Spurs. Foto: Icon Sport

A torcida, que quebrou o recorde de público da NBA na temporada passada, com 68.323 pessoas na volta festiva da equipe ao Alamodome, está ansiosa para rever o time nos playoffs. No entanto, as expectativas precisam ser baixadas em um primeiro momento. A ideia, claro, é retomar esse caminho pelo qual passou initerruptos 22 anos até 2020.

Wembanyama é o primeiro passo para voltar aos playoffs. Na LNB Pro A, a principal liga francesa de basquete, o jovem teve nesta temporada médias de 32,1 minutos em quadra, 21,6 pontos, 10,4 rebotes, 2,4 assistências e 3 tocos. O time acabou varrido na final (3 a 0) pelo Monaco, que ficou com o título, em arena montada no complexo de Roland Garros.

Popular

To Top