Draft NBA 2024: Bronny James recebe resposta médica após parada cardíaca

Paola Zanon | 13/05/2024 - 11:00

Bronny James, filho de LeBron James, recebeu um parecer médico sobre sua declaração ao Draft 2024 da NBA após a parada cardíaca que sofreu em julho do ano passado.

De acordo com informações de Shams Charania, jornalista do The Athletic, o jovem foi completamente liberado pelos médicos para entrar na liga de basquete e participar de todas as atividades relacionadas à peneira, a começar pelo Combine, em Chicago, já nesta semana.

O calouro da Universidade do Sul da Califórnia, a USC, sofreu uma parada cardíaca durante um treino de basquete da universidade e precisou ser encaminhado ao hospital. Depois que ele recebeu alta, LeBron e sua família começaram a procurar por tratamentos alternativos em diversas clínicas de saúde.

Por causa do susto, Bronny acabou perdendo o começo de sua primeira temporada na NCAA, em outubro, e acabou fazendo sua estreia no torneio universitário apenas em dezembro do ano passado.

O jovem foi avaliado por três médicos da NBA, que aprovaram seu quadro e deram permissão para que ele participe integramente das atividades prévias do Draft; a própria liga fará um aviso formal às franquias.

A partir disso, Bronny passará a ser avaliado pelos executivos da NBA, que poderão ter uma melhor perspectiva sobre seu rendimento depois de um primeiro ano universitário longe do ideal para um jovem que deseja ingressar na principal liga de basquete do mundo.

O filho de LeBron foi um dos maiores destaques durante o colegial, mas o problema cardíaco que o afastou das quadras durante cinco meses acabou comprometendo sua atuação. Bronny teve médias de 4,8 pontos, 2,8 rebotes e 2,1 assistências em 19 minutos por jogo.

Qual é a posição de Bronny no Draft da NBA?

Por enquanto, Bronny James está sendo projetado entre as escolhas 14 e 17 da primeira rodada do Draft da NBA em 2024, com as maiores chances de ir para o Portland Trail Blazers.

A participação do Combine, no entanto, poderá mudar o cenário e fazer com que o primogênito da família James suba nas intenções das equipes. Lá, os jovens jogadores serão submetidos a testes atléticos, exames médicos, entrevistas com equipes e jogos amistosos.

Para LeBron, sempre foi um sonho poder jogar ao lado do filho na NBA e ele estaria até disposto a ir para a franquia que selecionasse o jovem, mas diante dos acontecimentos, o veterano agora se preocupa apenas com o fato de Bronny entrar para o time que melhor possa desenvolvê-lo.

O anúncio sobre a liberação médica aconteceu um dia depois da Loteria do Draft, vencida pelo Atlanta Hawks. Bronny tem até o dia 29 de maio para decidir se realmente irá permanecer na peneira ou se aproveitará mais um ano no basquete universitário.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.