Donovan Mitchell é impedido de concorrer ao MVP e All-NBA Teams

Paola Zanon | 11/03/2024 - 18:00

Donovan Mitchell não poderá mais concorrer ao prêmio de MVP ou a uma vaga nos All-Teams da temporada 2023-24 da NBA.

Desfalque no Cleveland Cavaliers desde o dia 1º de março por causa de uma lesão no joelho, o armador ainda não foi liberado pela equipe médica da franquia para entrar em quadra.

Com isso, Mitchell já está listado como “indisponível” para o jogo contra o Phoenix Suns na noite desta segunda-feira (11) e acumulará 18 desfalques na atual temporada.

De acordo com a nova regra da NBA, os jogadores só poderão receber prêmios individuais como MVP e seleções da liga se tiverem, no mínimo, 65 jogos regulares disputados —ou seja, só podem perder 17 partidas durante todo o ano.

Na última sexta-feira (8), na lista mais recente divulgada pela própria liga, Donovan aparecia em 10º lugar na corrida pelo prêmio de jogador mais valioso da temporada, atrás de nomes como Nikola Jokic, Shai Gilgeous-Alexander e Jayson Tatum.

Após o jogo desta noite, o armador será oficialmente removido da corrida, assim como aconteceu com Joel Embiid, que liderava a lista e está afastado das quadras por uma lesão no menisco, que precisou até de cirurgia.

Quando Donovan Mitchell volta?

Donovan Mitchell se machucou no dia 28 de fevereiro, durante a vitória por 132 a 123 sobre o Chicago Bulls. Na ocasião, o armador jogou durante 44 minutos e anotou 19 pontos, cinco rebotes e três assistências.

Após exames de imagem e avaliação médica, o principal jogador dos Cavs foi diagnosticado com um edema ósseo no joelho esquerdo. Como tratamento, ele recebeu uma injeção de plasma rica em plaquetas para tentar acelerar o processo de recuperação.

Inicialmente, era esperado que Mitchell perdesse apenas três jogos (contra Boston Celtics, Atlanta Hawks e Minnesota Timberwolves), deixando apenas um “crédito” de uma partida para desfalque.

Sem estar totalmente recuperado, Donovan perdeu também o jogo contra o Brooklyn Nets no domingo (10) e chegou ao seu limite de faltas. Com mais um desfalque na partida contra os Suns, ele estará oficialmente fora da concorrência para os prêmios individuais da liga.

Apesar da péssima notícia para ele, a franquia de Cleveland anunciou que está otimista com um possível retorno ainda nessa semana. Donovan Mitchell viajará com a equipe para a seguinte sequência de jogos fora de casa após Phoenix: New Orleans Pelicans, Houston Rockets e Indiana Pacers, podendo voltar em qualquer um deles.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.