O Dallas Mavericks adquiriu Luka Doncic em troca com o Atlanta Hawks na noite desta quinta-feira. O jogador esloveno foi draftado na terceira escolha geral, entretanto foi negociado minutos antes do anúncio oficial.
A franquia da Geórgia recebeu como compensação o armador Trae Young, que foi escolhido na quinta posição pelos Mavs, e também uma escolha de primeira rodada do draft de 2019.
Basicamente a troca foi entre a terceira e a quinta escolha do draft e ela só poderia ter sido ‘melada’ caso Young não fosse escolhido pela equipe texana. O único entrave era a quarta escolha geral do Memphis Grizzlies, que foi utilizada para selecionar Jaren Jackson Jr.
Em termos de salary cap, não há grandes mudanças para os Mavericks, que terão que absorver o contrato de US$ 6,6 milhões de Doncic em vez de pagar s US$ 5,4 milhões que teria que desembolsar caso se mantivesse na quinta posição do draft.
Inicialmente se discutiu uma troca que envolveria Wesley Matthews e Kent Bazemore, entretanto a configuração de salary cap seria diferente. A escolha de primeira rodada de 2019 resolveu os entraves do negócio. Mesmo com a terceira melhor odd na loteria do draft, os Mavs ficaram com a quinta escolha geral, o que forçou a troca para eles adquirirem o atleta esloveno, que era o seu alvo principal.
Doncic, que atua no Real Madrid, da Espanha, era um dos jogadores mais badalados dessa edição do draft. O atleta de 19 anos foi MVP da Euroliga, do Final Four da competição europeia e do Campeonato Espanhol. Na última temporada, ele teve médias de 14,5 pontos, 5,2 assistências e 4,6 rebotes.
Depois de jogar em Oklahoma, o armador Trae Turner tem em seu currículo o prêmio de líder em pontos e assistências da primeira divisão da NCAA em 2018 e ouro no Fiba Americas sub-18. No college, ele teve médias de 27,4 pontos, 8,7 assistências e 3,9 rebotes em 32 partidas.
Amante de esportes em geral e ex-jogador de beisebol. Apesar de preferir o passatempo americano e torcer pelo New York Yankees, me redimo ao acompanhar o sofrido Miami Dolphins na NFL e fico sem time da NBA.