As Finais da NBA já chegaram e com elas uma enxurrada de estatísticas e curiosidades. Algumas inéditas, outras bem curiosas, além de algumas que impressionam. Para o duelo entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, que começa a partir da próxima quinta-feira, 6 de junho, a NBA ainda reversa outras marcas que podem ser inéditas para as duas equipes.
O Quinto Quarto selecionou algumas das melhores estatísticas das Finais da NBA para você ficar por dentro do que vem por aí e entrar no clima para os possíveis sete jogos da decisão.
MAVERICKS. CELTICS. 🍿
The #NBAFinals presented by @YouTubeTV are officially set!
Game 1: Thursday, June 6th at 8:30pm/et on ABC pic.twitter.com/9U9ng7hAjr
— NBA (@NBA) May 31, 2024
Finais da NBA: Celtics ou Mavericks será o sexto campeão diferente nas últimas seis temporadas
Foi-se a época em que uma franquia dominava por muitos anos seguidos na NBA. Celtics na década de 60, Lakers na década de 80 e início dos anos 2000, e Chicago Bulls nos anos 90 foram as últimas franquias a vencer, ao menos, três Finais da NBA seguidas. E de 2019 para cá, essa estatística ficou ainda mais complicada.
Das últimas seis temporadas, já incluindo a de 2023-24, os fãs de NBA terão assistido seis campeões diferentes. A última vez que isso aconteceu foi entre as temporadas de 1974-75 e 1979-80, quando Golden State Warriors, Boston Celtics, Portland Trail Blazers, Washington Bullets (hoje Wizards), Seattle SuperSonics (Hoje OKC) e Los Angeles Lakers faturaram.
Agora, de 2018-19 até o fim da temporada 2023-24, Toronto Raptors, Los Angeles Lakers, Milwaukee Bucks, Golden State Warriors e Denver Nuggets, terão levado o anel de campeão da NBA.
A decisão entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, além de garantir vencedor diferente nos últimos seis anos, também marca o sexto confronto diferente na mesma época. Desde que Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers se enfrentaram nas Finais quatro vezes seguidas, de 2015 a 2018, o duelo de 2024 será o sexto diferente.
E falando de Dallas Mavericks, a franquia do Texas se tornou em 2024 o quinto campeão diferente da Conferência Oeste nas últimas cinco temporada, o que mostra o equilibro do Oeste. Além disso, em caso de vitória de Dallas, esta será a primeira vez que um quinto colocado de uma Conferência leva o anel de campeão da NBA.
Em toda a história da NBA, apenas uma equipe abaixo do quarto colocado levou um título, e quem conseguiu essa façanha foi outra franquia do Texas. O Houston Rockets da temporada 1994-95, que saiu da sexta colocação na Conferência Oeste para o título, liderados pelo pivô nigeriano-americano, Hakeem Olajuwon.
Pelo lado dos Celtics, em caso de vitória, a franquia chegará ao seu 18º anel de campeão para assumir novamente a liderança de títulos da NBA, ultrapassando o seu grande rival, Los Angeles Lakers. Em 2024, a franquia de Boston jogará a sua 24ª final de NBA. Nas outras 23 que disputou, faturou 17 títulos, um aproveitamento de incríveis 73%.
Confira essas e outras estatísticas das Finais da NBA:
- A NBA vai coroar um campeão diferente pela sexta temporada consecutiva;
- Boston Celtics e Dallas Mavericks se enfrentarão nas Finais da NBA pela primeira vez;
- Dallas é o quinto campeão diferente da Conferência Oeste nas últimas cinco temporadas;
- Esta é a primeira vez com cinco campeões diferentes da Conferência Oeste em cinco temporadas;
- Os Celtics buscam seu 18º campeonato da NBA, o que terminaria com o empate com os Lakers;
- O último título dos Celtics foi na temporada 2007-08;
- Boston está nas finais da NBA pela segunda vez nas últimas três temporadas;
- Caso vença, o Dallas Mavericks conquistará o seu segundo título da NBA;
- O último título do Dallas Mavericks foi na temporada 2010-11;
- Criado em 1980, o Dallas Mavericks demorou 25 anos para disputar a sua primeira final, na temporada 2005-06.
Estatísticas dos jogadores nas Finais da NBA:
- Está é a primeira final de Luka Doncic desde a sua chegada à NBA em 2018;
- Doncic tem a segunda maior média de pontuação nos playoffs (31,1 ppg) na história da NBA, ficando atrás apenas de Michael Jordan (33,4 ppg);
- Em sete temporadas da NBA, Jayson Tatum chegou aos playoffs todos os anos, às finais do Leste cinco vezes e às Finais da NBA duas vezes;
- Tatum foi eleito NBA All-Star nas últimas cinco temporadas;
- Kyrie Irving (Dallas Mavericks) e Kristaps Porzingis (Boston Celtics) vão enfrentar os seus ex-times.
Estatísticas dos técnicos nas Finais da NBA:
- Em caso de vitória do Dallas Mavericks, será apenas a oitava vez que uma pessoa vence um título da NBA como jogador e treinador. Em 2010, Jason Kidd, hoje técnico dos Marecisk, fazia parte do elenco do primeiro título da franquia;
- Em caso de vitória dos Celtics, o jovem técnico de Boston, Joe Mazzulla, de 35 anos, será o treinador mais jovem a vencer uma final de NBA desde a temporada 1968-69 (naquele ano, o lendário Bill Russell, de 35 anos, levou o Celtics ao título como jogador-treinador).
E aí, qual dessas curiosidades tem mais peso na grande final?