Finais da NBA: estatísticas e curiosidades que você precisa saber

Estevan Ciccone | 05/06/2024 - 09:00

As Finais da NBA já chegaram e com elas uma enxurrada de estatísticas e curiosidades. Algumas inéditas, outras bem curiosas, além de algumas que impressionam. Para o duelo entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, que começa a partir da próxima quinta-feira, 6 de junho, a NBA ainda reversa outras marcas que podem ser inéditas para as duas equipes.

O Quinto Quarto selecionou algumas das melhores estatísticas das Finais da NBA para você ficar por dentro do que vem por aí e entrar no clima para os possíveis sete jogos da decisão.

Finais da NBA: Celtics ou Mavericks será o sexto campeão diferente nas últimas seis temporadas

Foi-se a época em que uma franquia dominava por muitos anos seguidos na NBA. Celtics na década de 60, Lakers na década de 80 e início dos anos 2000, e Chicago Bulls nos anos 90 foram as últimas franquias a vencer, ao menos, três Finais da NBA seguidas. E de 2019 para cá, essa estatística ficou ainda mais complicada.

Das últimas seis temporadas, já incluindo a de 2023-24, os fãs de NBA terão assistido seis campeões diferentes. A última vez que isso aconteceu foi entre as temporadas de 1974-75 e 1979-80, quando Golden State Warriors, Boston Celtics, Portland Trail Blazers, Washington Bullets (hoje Wizards), Seattle SuperSonics (Hoje OKC) e Los Angeles Lakers faturaram.

Agora, de 2018-19 até o fim da temporada 2023-24, Toronto Raptors, Los Angeles Lakers, Milwaukee Bucks, Golden State Warriors e Denver Nuggets, terão levado o anel de campeão da NBA.

A decisão entre Boston Celtics e Dallas Mavericks, além de garantir vencedor diferente nos últimos seis anos, também marca o sexto confronto diferente na mesma época. Desde que Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers se enfrentaram nas Finais quatro vezes seguidas, de 2015 a 2018, o duelo de 2024 será o sexto diferente.

E falando de Dallas Mavericks, a franquia do Texas se tornou em 2024 o quinto campeão diferente da Conferência Oeste nas últimas cinco temporada, o que mostra o equilibro do Oeste. Além disso, em caso de vitória de Dallas, esta será a primeira vez que um quinto colocado de uma Conferência leva o anel de campeão da NBA.

Em toda a história da NBA, apenas uma equipe abaixo do quarto colocado levou um título, e quem conseguiu essa façanha foi outra franquia do Texas. O Houston Rockets da temporada 1994-95, que saiu da sexta colocação na Conferência Oeste para o título, liderados pelo pivô nigeriano-americano, Hakeem Olajuwon.

Pelo lado dos Celtics, em caso de vitória, a franquia chegará ao seu 18º anel de campeão para assumir novamente a liderança de títulos da NBA, ultrapassando o seu grande rival, Los Angeles Lakers. Em 2024, a franquia de Boston jogará a sua 24ª final de NBA. Nas outras 23 que disputou, faturou 17 títulos, um aproveitamento de incríveis 73%.

Confira essas e outras estatísticas das Finais da NBA:

  • A NBA vai coroar um campeão diferente pela sexta temporada consecutiva;
  • Boston Celtics e Dallas Mavericks se enfrentarão nas Finais da NBA pela primeira vez;
  • Dallas é o quinto campeão diferente da Conferência Oeste nas últimas cinco temporadas;
  • Esta é a primeira vez com cinco campeões diferentes da Conferência Oeste em cinco temporadas;
  • Os Celtics buscam seu 18º campeonato da NBA, o que terminaria com o empate com os Lakers;
  • O último título dos Celtics foi na temporada 2007-08;
  • Boston está nas finais da NBA pela segunda vez nas últimas três temporadas;
  • Caso vença, o Dallas Mavericks conquistará o seu segundo título da NBA;
  • O último título do Dallas Mavericks foi na temporada 2010-11;
  • Criado em 1980, o Dallas Mavericks demorou 25 anos para disputar a sua primeira final, na temporada 2005-06.

Estatísticas dos jogadores nas Finais da NBA:

  • Está é a primeira final de Luka Doncic desde a sua chegada à NBA em 2018;
  • Doncic tem a segunda maior média de pontuação nos playoffs (31,1 ppg) na história da NBA, ficando atrás apenas de Michael Jordan (33,4 ppg);
  • Em sete temporadas da NBA, Jayson Tatum chegou aos playoffs todos os anos, às finais do Leste cinco vezes e às Finais da NBA duas vezes;
  • Tatum foi eleito NBA All-Star nas últimas cinco temporadas;
  • Kyrie Irving (Dallas Mavericks) e Kristaps Porzingis (Boston Celtics) vão enfrentar os seus ex-times.

Estatísticas dos técnicos nas Finais da NBA:

  • Em caso de vitória do Dallas Mavericks, será apenas a oitava vez que uma pessoa vence um título da NBA como jogador e treinador. Em 2010, Jason Kidd, hoje técnico dos Marecisk, fazia parte do elenco do primeiro título da franquia;
  • Em caso de vitória dos Celtics, o jovem técnico de Boston, Joe Mazzulla, de 35 anos, será o treinador mais jovem a vencer uma final de NBA desde a temporada 1968-69 (naquele ano, o lendário Bill Russell, de 35 anos, levou o Celtics ao título como jogador-treinador).

E aí, qual dessas curiosidades tem mais peso na grande final?

Escrito por Estevan Ciccone
Estevan Ciccone trabalhou por mais de 20 anos no Grupo Band, onde foi estagiario, produtor, editor, coordenador, blogueiro, reporter, apresentador, comentarista e correspondente internacional. Ja cobriu Copas do Mundo, Jogos Olimpicos, Jogos Panamericanos, Formula 1, NFL e Finais de NBA. Passou tambem por TV Record, Revista Placar e Dazn. Atualmente na NBA Brasil e, agora, no Quinto Quarto.