Novato do Oklahoma City Thunder, Chet Holmgren tem dado trabalho para os veteranos da NBA, conseguindo desmontar defesas de nomes como Anthony Davis e Joel Embiid.
Durante o jogo contra o Los Angeles Lakers na noite de quinta-feira (30), o ala-pivô de 21 anos anotou 18 pontos, cinco rebotes e uma assistência, além de dois roubos de bola, na vitória por 133 a 110.
O que mais impressiona nesses números, no entanto, é que 12 dos 18 pontos foram marcados em cima de Anthony Davis, tido como um dos principais defensores da liga. A porcentagem de acertos de Chet contra o astro dos Lakers foi de 55% —a mais alta entre outros nomes de peso nos últimos quatro jogos.
Iso Chet 👀 https://t.co/3sYBCQYZ5k pic.twitter.com/5vZgTbzuLB
— NBA (@NBA) December 1, 2023
Na terça-feira (28), na derrota por 106 a 103 para o Minnesota Timberwolves, Holmgren também brilhou: foram 16 pontos, oito rebotes e seis assistências. Defendido por Rudy Gobert, o novato conseguiu anotar nove pontos, com 30% de aproveitamento.
Já no dia 25, contra Joel Embiid, Chet anotou 13 pontos com 57% de acertos. No jogo todo, foram 33 pontos, seis rebotes, duas assistências e dois bloqueios. Apesar disso, o Thunder perdeu para o Philadelphia 76ers por 127 a 123.
Em 22 de novembro, contra o Chicago Bulls, o pivô anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 13 rebotes, fora duas assistências, um roubo de bola e quatro tocos. 13 dos 18 pontos foram marcados em cima da defesa de Nikola Vucevic, com 50% de aproveitamento. O Oklahoma venceu por 116 a 102.
— Essa é a NBA. Todos ótimos jogadores de grandes times, e me preparei e me preparo para enfrentar o máximo deles que eu puder—, declarou, sobre seus números, em entrevista coletiva após a vitória sobre os Lakers.
A temporada de Chet Holmgren
Apesar de ter sido a 2ª escolha geral no Draft de 2022 pelo Oklahoma City Thunder, esta é a primeira temporada de Chet Holmgren na NBA.
O novato se machucou durante a Summer League do ano passado e, por causa disso, perdeu toda a temporada 2022-23 da liga, fazendo sua estreia oficial apenas em 25 de outubro, já no quinteto titular, com uma vitória por 124 a 104 em cima dos Bulls.
Até o momento, o novato está com médias de 17,9 pontos, 7,8 rebotes, 2,8 assistências e 2,1 bloqueios de bola —e apenas 1,9 de turnovers.
Os números fizeram Chet Holmgren desbancar Victor Wembanyama e assumir o primeiro lugar na corrida pelo prêmio de Novato do Ano da NBA, pelo menos por enquanto.
Os esforços do calouro também refletem o sucesso do Thunder na atual temporada; a franquia é a terceira colocada na tabela da Conferência Oeste, com 12 vitórias em 18 jogos.
No ano passado, mesmo com a presença de Shai Gilgeous-Alexander, o Oklahoma caiu para o New Orleans Pelicans no play-in, ficando de fora dos playoffs. No total, a campanha da temporada regular teve 40 vitórias e 42 derrotas.