No duelo de líderes da NBA, melhor para o da Conferência Oeste. Na noite desta quarta-feira (10), o Boston Celtics recebeu o Minnesota Timberwolves no TD Garden, em Boston, e fez valer a presença do seu torcedor. Em um jogo definido na prorrogação, os Celtics venceram por 127 a 120, se isolando na liderança.
A vitória celta contra os lobos ainda serviu para ampliar a sequência de triunfos no TD Garden dos Celtcis contra os Timberwolves. Com o resultado desta quarta, agora são 17 jogos seguidos com derrota de Minnesota jogando em Boston. Um dos responsáveis por manter viva a freguesia foi o ala de Boston, Jayson Tatum, que terminou o jogo com 45 pontos e 6 bolas de três.
LEIA MAIS
+ Thunder vence Heat fora de casa com Shai brilhando em quadra
++ No tira-teima da ruindade, Wembanyama chega a marca inédita sem esforço
Equilíbrio, emoção e prorrogação: os detalhes de Celtics x Wolves
Em um jogo marcado pelo equilíbrio desde o primeiro lance, o único momento de maior “folga” durante o duelo, onde parecia que os Celtics iriam disparar no placar, foi no primeiro quarto do jogo. Mas não demorou muito para os Wolves se empolgarem no jogo e deixar o confronto cada vez mais interessante.
Em um duelo de poucos erros e muito trabalho de equipe, Celtics e Timberwolves finalizaram o primeiro tempo da partida empatados em número de assistência e com os donos da casa vencendo pela diferença mínima.
Com o jogo decidido nos segundos finais, os Timberwolves assumiram a liderança no meio no terceiro período, depois de estar perdendo em boa parte do jogo. A partir daí, a os Celtics passaram a jogar pressionados. Diante da sua torcida, a franquia de Boston via o adversário dominar o jogo, com um bom aproveitamento nos arremessos de quadra e uma defesa que não deixava o time respirar.
Com quase 10 pontos de desvantagem restando poucos minutos par ao fim, a torcida de Boston já começava a acreditar na derrota, mas o basquete resolveu aprontar mais uma vez. Restando dois minutos para o fim do último período, os Celtics voltaram a empolgar com seguidos pontos de Jayson Tatum e, com 25 segundos para o fim do jogo, Jrue Holiday virou o jogo.
Mas engana-se quem acha que ali era o ponto final da partida. Antes do estouro do relógio, ainda deu tempo do armador de Minnesota, Anthony Edwards anotar mais dois pontos, levando a partida para a prorrogação. E assim como foi durante todo o jogo, os cinco minutos extra não poderiam ser diferentes: mais equilibro. Os Wolves até começaram vencendo, mas viu novamente Jayson Tatum e Jaylen Brown combinarem para 80 pontos no jogo para garantiram a vitória.
A freguesia continua: vitória dos Celtics sobre os Wolves mantem recorde de 19 anos na NBA
Além de ampliar a vantagem na liderança da Conferência Leste da NBA, agora com 29 vitórias e apenas oito derrotas, o triunfo desta quarta-feira serviu para o Boston Celtics manter vivo uma freguesia que já dura 19 anos na NBA. A última vez que Minnesota venceu um duelo contra os Celtics jogando em Boston foi em março de 2005, quando venceu por 99 a 97. De lá até cá, foram 17 jogos e nenhuma vitória.
A desta noite esteve próxima. Por longos 16 minutos, o Minnesota Timberwolves esteve com a vitória nas mãos, o que colocaria o ponto final em um dos maiores tabus na NBA, mas no fim do último período viu um Jayson Tatum inspirado, combinando para 80 pontos com Jaylen Brown, definir o duelo e ampliar a sequência negativa dos lobos jogando em território celta.