A temporada 2023-24 da NBA do Boston Celtics vai muito bem, obrigado. E no último jogo do ano, neste domingo (31) a franquia de Boston mostrou porque é uma das favoritas para vencer levar o anel de campeão da temporada, e venceu o San Antonio Spurs por 134 a 101.
Nem mesmo a boa atuação do gigante francês Victor Wembanyama, que anotou 21 pontos em 24 minutos em quadra, alem de 7 rebotes e três assistências, foi capaz de parar o bom jogo coletivo de Boston, que viu seus os principais jogadores com uma atuação consistente. Quem também se destacou em San Francisco foi o ala-armador Devin Vassell, cestinho da equipe com 22 pontos.
Já o ponto forte dos Celtics foi, de fato, o jogo coletivo. Dos 13 jogadores que entraram em quadra, seis deles anotaram mais que 10 pontos na partida. Entre os titulares, ao mesmo 4 deles passaram dos 14 pontos, com o Ala Jayson Tatum e o armador Jaylen Brown ultrapassando a casa dos 20 pontos no jogo.
Tatum foi o cestinha do jogo e da equipe, anotando 25 pontos, além de seis rebotes e dois bloqueios.
LEIA MAIS
+ Curry fala em ‘recuperar identidade’ após nova derrota dos Warriors
++ ‘Ele é um problema para a liga’, elogia Jokic após duelo contra joia da NBA
Jogo coletivo dos Celtics fez a diferença contra os Spurs
A vantagem de mais de 30 pontos, do Boston Celtics contra o San Antonio Spurs – 33 para ser mais exato -, foi construída desde o primeiro minuto de jogo. Em nenhum momento no duelo da noite deste domingo os Celtics estiveram atras do placar. A equipe anotou pelo menos 30 pontos em três dos quatro períodos do jogo.
Nas estatísticas coletivas, o domínio foi evidente. Os Celtics lideraram em número e porcentagem os lance livre, arremessos da meia distância e do perímetro, rebotes defensivos e ofensivos, assistências e bloqueios. As únicas duas estatísticas que a franquia de Boston “perdeu” foi em número de faltas cometidas e erros de quadra. Durante o jogo, a equipe chegou a liderar por quase 40 pontos.
O jogo coletivo dos Celtics e a forte defesa fez com que boa apenas três jogadores dos Spurs ultrapassassem a marca dos 10 pontos no jogo.
Próximo jogo de Celtics e Spurs na NBA
Para os Celtics, o ano começa sem direito a descanso. A equipe de Boston volta às quadras nesta segunda-feira (1), quando enfrenta o vice-líder da Conferência Oeste, Oklahoma City Thunder, da sensação Shai Gilgeous-Alexander a partir das 22h (de Brasília).
Para os Spurs a situação é a mesma. A equipe de San Francisco entra em quadra também nesta segunda (1), contra o Memphis Grizzlies, a partir das 22h (de Brasília).