O Boston Celtics venceu o jogo 3 de virada contra o Indiana Pacers, fora de casa, sem um dos principais jogadores. No outro lado, o mandante também não contava com sua maior estrela, Tyrese Haliburton, mas encontraram o ritmo de jogo sem o armador e colocaram pressão nos Celtics.
Tatum foi o cestinha do jogo com 36 pontos, seguido por Andrew Nembhard, dos Pacers, que anotou 32 em uma das melhores partidas de sua curta carreira. Al Horford teve 23, doutrinou na linha dos três pontos com sete bolas convertidas e, em uma delas, com uma das assistências mais destacadas do jogo
Com Al Horford posicionado na “zona morta”, Jayson Tatum atacou o aro e ficou sem espaço com a marcação dobrada. Com recurso, Tatum deu um passe por trás das costas para Horford cravar uma das bolas que mantiveram os Celtics correndo atrás no placar.
— Coloque esta po*** no Louvre — Disse Jaylen Brown aos repórteres após a partida.
Os Celtics conseguiram passar a frente no marcador faltando segundos para o fim da partida. Jayson Tatum não deixou de exaltar o significado do veterano de 38 anos para o time, falando sobre como a liderança de Horford impacta no jogo e aparece em todos os cantos da quadra.
— Faça o que fizer, seja sua liderança, sua presença, rebotes, proteção do aro – ele é um cara que nos mantém todos juntos — Disse Jayson Tatum em entrevista a ESPN.
Al Horford foi um dos três titulares que teve pelo menos 20 pontos na partida. Com as sete bolas de três pontos convertidas, Horford entrou para a história com um dos quatro pivôs a anotar essa quantidade de bolas do perímetro em um único jogo. Curiosamente, dois dessa seleta lista de jogadores fizeram isto em noite consecutivas.
No jogo 2 nas finais da Conferência Oeste, disputada entre Timberwolves x Mavericks, Naz Reid, reserva dos Wolves acertou a mesma quantidade de bolas anotadas por Horford. Ambos entraram para história com 24 horas de diferença.
Em coletiva após a vitória dos Celtics, Horford deu todos os créditos ao técnico Joe Mazzula
A vitória significa que o Boston Celtics está a um jogo da classificação para as Finais da NBA. Superando adversidade fora de casa para virar a partida contra o Indiana Pacers e sendo destaque do jogo, Al Horford na coletiva pós jogo deu fortes créditos ao técnico Joe Mazzulla.
— Ele [Mazzulla] realmente nos treinou. Foi incrível vê-lo passar por tantas progressões diferentes. Ele está nos exigindo. É algo que aceitamos. Estamos atrás dele, confiamos nele, foi o que foi necessário esta noite. — disse Al Horford.
Esta é a segunda temporada de Mazzulla como técnico principal do Boston Celtics. O treinador assumiu o posto após o então head coach Ime Udoka ser suspenso devido a um envolvimento com uma funcionária da franquia, algo que é impedido de acontecer pelas normas impostas pela própria organização. Disputando a 2ª final de conferência consecutiva, Mazzulla é um dos técnicos mais jovens da NBA, e hoje, aos 35 anos, comanda um dos maiores times da liga.