NBA Playoffs 2024: Pacers apertam, mas Celtics conseguem virada e abrem 3 a 0

Paola Zanon | 26/05/2024 - 00:13

O Boston Celtics derrotou o Indiana Pacers por 114 a 111 após tirar uma diferença de 18 pontos no Jogo 3 das Finais da Conferência Leste, na noite deste sábado (25), e abriu 3 a 0 de vantagem na série de Playoffs da NBA.

Os visitantes do Gainbridge Fieldhouse abriram o placar e, na sequência, uma vantagem de cinco pontos —chegou a nove, mas os donos da casa mostraram reação mesmo sem Tyrese Haliburton, seu principal jogador.

Sob a liderança de Pascal Siakam e Myles Turner e com muita rapidez na transição, como de costume, os Pacers encostaram no placar e fecharam o primeiro quarto apenas um ponto atrás. Logo no primeiro lance do segundo período, o time conseguiu assumir a liderança e abrir cinco de vantagem na sequência.

Na reta final do período, a diferença no placar foi aumentando com um outro nome que se fortaleceu: Andrew Nembhard, substituto direto de Haliburton. Indiana chegou a 18 de vantagem, fechando o primeiro tempo com 12 pontos a mais.

Na volta do intervalo, o time de Boston não conseguiu mostrar nenhum tipo de reação ou estratégia para frear ou pelo menos tentar diminuir a velocidade dos Pacers.

Nos primeiros sete minutos do terceiro quarto, marcaram nove pontos, sendo apenas dois de Jayson Tatum e nenhum de Jaylen Brown. Enquanto isso, os donos da casa marcaram o dobro e ampliaram ainda mais a vantagem.

Nos minutos seguintes, no entanto, os Celtics descobriram a resposta para os Pacers e aceleraram o jogo, forçando turnovers dos adversários —foram quatro no período contra cinco em todo o primeiro tempo— e conseguindo diminuir a diferença para para nove no fim do período, deixando a partida completamente aberta para os 12 minutos finais.

Celtics usam velocidade para se recuperar

O último período começou muito disputado, mas os visitantes conseguiram se sobressair e colar no placar nos primeiros três minutos, ficando a apenas três pontos do empate. Rick Carlisle, então, se viu obrigado a pedir uma parada técnica.

A pausa fez efeito; embora a franquia de Indianápolis não tenha conseguido abrir uma larga vantagem, a diferença ficou acima dos três pontos que assustaram o time —até os 40 segundos finais, quando os Celtics finalmente reassumiram a liderança por um ponto.

Os Pacers tentaram recuperar a vantagem, mas Jrue Holiday conseguiu roubar a bola e, no contra-ataque, sofreu a falta e foi para a linha de lance livre —convertendo as duas tentativas e aumentando a diferença para três.

Além da velocidade na transição e o ataque dentro do garrafão com 68 pontos, o Indiana conseguiu se sobressair com o banco.  Enquanto todos os reservas de Boston somaram apenas quatro pontos, T. J. McConnell sozinho saiu do banco e anotou 23, sendo o segundo maior pontuador da equipe na noite.

O reserva ficou atrás apenas dos 32 pontos de Nembhard, que atingiu sua maior marca na carreira em Playoffs. Mas isso não foi suficiente para a vitória.

O Jogo 4 entre Pacers e Celtics acontecerá na próxima segunda-feira (27), às 21h (de Brasília), ainda no Gainbridge Fieldhouse. O time de Boston lidera a série por 3 a 0 e está apenas a uma vitória de se classificar para as Finais da NBA.

Celtics x Pacers: estatísticas

Boston Celtics

  • Jaylen Brown: 24 pontos, dois rebotes e três assistências
  • Jayson Tatum: 36 pontos, 10 rebotes e oito assistências
  • Al Horford: 23 pontos e cinco rebotes
  • Dereck White: 13 pontos, cinco rebotes e sete assistências
  • Jrue Holiday: 14 pontos, nove rebotes e três assistências

Indiana Pacers

  • Aaron Nesmith: quatro pontos, cinco rebotes e quatro assistências
  • Pascal Siakam: 22 pontos, três rebotes e seis assistências
  • Myles Turner: 22 pontos, 10 rebotes e uma assistência
  • Ben Sheppard: três rebotes e uma assistência
  • Andrew Nembhard: 32 pontos, quatro rebotes e nove assistências
  • T. J. McConnell (banco): 23 pontos, nove rebotes e seis assistências
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.