O Jogo 1 entre Celtics e Hawks praticamente acabou antes do intervalo. Ao fim do primeiro tempo, Boston já liderava por 30 pontos, demonstrando uma superioridade assustadora.
O placar final foi 112 a 99, e Boston largou na frente na série, válida pela primeira rodada dos playoffs da Conferência Leste da NBA.
Os destaques da partida foram Jaylen Brown (29 pontos e 12 rebotes), Jayson Tatum (25 pontos e 11 rebotes) e Derrick White (24 pontos e 7 assistências). Brown atuou com cinco pontos na mão direita por conta de um corte sofrido na semana passada.
VEJA TAMBÉM
+ NBA Playoffs: 76ers vencem Nets com ‘lei do ex’ de James Harden
++ Playoffs da NBA definidos: ‘brigões’ fazem as pazes, Wolves amassam OKC e avançam
Mesmo com o curativo nos dedos, o ala-armador foi um dos principais nomes do time da casa na tranquila vitória sobre Atlanta.
Os times têm novo encontro marcado para a próxima terça-feira (18). Às 20h, o TD Garden receberá a segunda partida da série, que vale vaga nas semifinais do Leste.
O jogo
O desempenho do Atlanta Hawks foi preocupante, e a falta de assertividade permitiu que os Celtics abrissem larga vantagem desde o início.
O primeiro quarto terminou com o placar marcando 29 a 19 para Boston. Daí em diante, a imposição física da equipe de Joe Mazzulla e o apoio da torcida no TD Garden só ajudaram a alargar a liderança.
Tatum heating up in Game 1 of the #NBAPlayoffs presented by Google Pixel 👀 https://t.co/B605vVik7v pic.twitter.com/ipHU7tbIUi
— NBA (@NBA) April 15, 2023
Quando foram para os vestiários, na metade do jogo, os times já estavam a 30 pontos de distância um do outro. Com isso, os Celtics igualaram a maior liderança de sua história no intervalo de uma partida de pós-temporada, segundo o ‘ESPN Stats & Info’.
Aos 25 anos, Tatum chegou ao seu 50º jogo de playoffs em que anotou pelo menos 20 pontos. Ele teve 25 na noite deste sábado.
Apesar de um corte na vantagem, que caiu para 19 pontos no terceiro quarto, os Hawks não foram capazes de igualar o nível de jogo de Boston. O aproveitamento dos visitantes em chutes de três pontos foi péssimo: apenas 17% (acertaram cinco de 29 tentativas).
Por falar em corte, Jaylen Brown atuou com um curativo para proteger os cinco pontos que levou na mão direita, na semana passada. Ele se machucou em um acidente doméstico com um vaso de vidro, mas esteve em quadra para a estreia do time na pós-temporada e fechou o confronto com um duplo-duplo.
Smart dime.
Jaylen jam.@celtics have TD Garden rockin' on ESPN!#NBAPlayoffs presented by Google Pixel pic.twitter.com/SmUt90ITHV— NBA (@NBA) April 15, 2023
Os visitantes até esboçaram uma reação no último período e chegaram a ficar 12 pontos atrás. Faltou muito, porém, para se aproximarem de uma improvável e histórica virada.
Uma estatística preocupante: os Hawks perderam dez de 12 confrontos contra os Celtics na história dos playoffs.
Se o retrospecto pode não significar nada, o início dessa série definitivamente não ajuda a tranquilizar o torcedor de Atlanta.