Na manhã desta terça-feira (26), a torcida do Brooklyn Nets recebeu uma grande notícia por parte de seu treinador, Jacque Vaughn. Ao lado de um de seu assistente, Vaughn concedeu entrevista coletiva e, ao ser questionado sobre Ben Simmons, o técnico confirmou que o armador está recuperado de uma lesão nas costas, que o impediu de atuar em boa parte da última temporada.
– Eu esperava que ele fizesse coisas que entendi que fisicamente ele simplesmente não poderia fazer… Mas as coisas que estou pedindo a ele para fazer daqui para frente, acho que ele pode fazer fisicamente agora – disse Jacque Vaughn.
Nets head coach Jacque Vaughn on where things stand between him and Ben Simmons:
"I expected him to do things that I've come to understand that physically he just couldn't do… But the things that I'm asking him to do going forward, I think he can physically do now. So he does… pic.twitter.com/vA5SFaKMlr
— ClutchPoints (@ClutchPoints) September 26, 2023
No último ano, Simmons lidava com um problema em um nervo das costas, e sua última aparição em quadra foi no dia 15 de fevereiro, na vitória dos Nets sobre o Miami Heat.
As lesões de Ben Simmons, armador do Brooklyn Nets
Trocado pelo Philadelphia em fevereiro de 2022, o armador, em meio a lesões no joelho, na panturrilha e nas costas, viu seus números caírem no primeiro ano na franquia de Nova York.
Na última temporada, Simmons atuou em apenas 42 partidas, com uma média de 6.9 pontos, 6.1 assistências e 6.3 rebotes. A título de comparação, em 2021/2022, pelo Philadelphia 76ers, Simmons disputou 58 partidas, com 14.3 pontos, 6.9 assistências e 7.2 rebotes. Seu minutos em quadra pela equipe de Nova York também foram reduzidos. De 32.4, passou a atuar, em média, 26,3 por confronto.
No início da temporada 2021/22, o armador de 27 anos já havia enfrentado problemas de saúde mental que o impediram de atuar pela franquia da Philadelphia, quando ainda estava por lá. À época, o jogador chegou a pedir afastamento das atividades pelo clube. Antes disso, Simmons já havia solicitado sua saída de Philly, depois da polêmica série contra o Atlanta Hawks, nos playoffs da temporada 20/21.
Naquele ano, Simmons, que era uma das referências ofensivas da equipe, acabou sendo muito criticado depois da fazer apenas cinco pontos no jogo que selou a eliminação dos Sixers para o Atlanta Hawks, nas semifinais da Conferência Leste. O armador terminou a série com média de 9.9 pontos, 6.3 rebotes e 8.6 assistências por jogo.
Em sua carreira, Ben foi eleito para o All-Star da NBA três vezes, em 2018/19, 2019/20 e 2020/21, todas elas enquanto atuava pelos Sixers.