Técnica do atual campeão da WNBA, o Las Vegas Aces, Becky Hammon se pronunciou, nesta quarta-feira (17), sobre as acusações e a punição recebidas nesta semana por supostamente ter feito comentários negativos sobre uma jogadora grávida.
Após investigações por parte da liga, foi anunciado, na última terça-feira, que Hammon pegou uma suspensão de dois jogos por ter violado a política da WNBA de respeito no local de trabalho. O motivo foram supostos comentários sobre a gravidez da jogadora Dearica Hamby, uma das estrelas da equipe.
— Na verdade, eu não vi a Dearica (Hamby) dizer que recebeu mensagens maldosas nossas. Acho que isso é completamente fabricado por alguém de fora que não sabe o que está acontecendo.
LEIA MAIS
+ Técnica da WNBA é punida por supostos comentários sobre jogadora grávida
Hammon se defendeu das acusações e indicou que pode ter sido incriminada, já que capturas de tela — como as analisadas pela WNBA na investigação — podem ser alteradas.
Entenda o caso
De acordo com as investigações, os Aces não teriam gostado de receber a informação de que a atleta estava grávida pouco depois da renovação de contrato. A jogadora não citou nomes, mas expôs a relação tóxica para os gerentes da WNBA. Sem clima na franquia em Las Vegas, Dearica Hamby acertou com o Los Angeles Sparks.
A WNBA Players declarou apoio a Hamby, que acusou os Aces de tratá-la de maneira antiprofissional por causa de sua gravidez. “Foi traumatizante”, classificou ela, ao desabafar sobre comentários negativos que ouviu na franquia.
Segundo Becky Hammon, a saída da atleta não teve nada a ver com sua gravidez. Em janeiro, a equipe trocou Hamby e uma escolha de primeira rodada do draft de 2024 com o Los Angeles Sparks por Amanda Zahui B. e uma escolha de segunda rodada. Depois, Las Vegas contratou Candace Parker, Alysha Clark e Cayla George.
— Tomamos a decisão de trocar (Dearica) Hamby porque poderíamos trazer três jogadoras no lugar de seu contrato. Acho que é muito evidente quem contratamos e por que fizemos o movimento, mas (a gravidez de Hamby) nunca foi um problema e nem a razão da troca. Nada pessoal.