NBA: técnica da WNBA é punida por supostos comentários sobre jogadora grávida

Paola Zanon | 16/05/2023 - 16:30

Becky Hammon pegou dois jogos de suspensão do Las Vegas Aces após uma investigação da WNBA concluir que a franquia violou as regras em relação a benefícios para jogadoras e políticas de respeito no local de trabalho. A ex-assistente do San Antonio Spurs e ainda hoje cotada para assumir um time na NBA é investigada por comentários negativos sobre uma jogadora grávida.

Além da suspensão da técnica principal, a equipe também perdeu o direito de primeira escolha no Draft de 2025. As penalidades foram anunciadas pela liga nesta terça-feira (16).

De acordo com as investigações, os Aces não teriam gostado de receber a informação de que a atleta estava grávida pouco depois da renovação de contrato. A jogadora não citou nomes, mas expôs a relação tóxica para os gerentes da WNBA. Sem clima na franquia em Las Vegas, a jogadora acertou com o Los Angeles Sparks.

Dearica Hamby, Las Vegas Aces
Foto: Reinhold Matay-USA TODAY Sports/Sipa USA / Icon Sport

A associação de jogadoras da NBA não concordou com a decisão da WNBA, que pela primeira vez na história, irá retirar uma escolha de Draft. “Isso penaliza uma futura jogadora ao remover a oportunidade de competir por um emprego”, justifica o comunicado publicado.

Por outro lado, a WNBA Players declarou apoio a Dearica Hamby, que acusou o Las Vegas de tratá-la de maneira antiprofissional por causa de sua gravidez. “Foi traumatizante”, classificou ela, ao desabafar sobre comentários negativos que ouviu na franquia.

Na época, a jogadora não nomeou publicamente os donos dos comentários maldosos, mas fez uma denúncia formal à liga, que abriu investigação e escutou 33 pessoas envolvidas, além de revisar mensagens e e-mails.

É fundamental que defendamos os valores de integridade e justiça que criam condições de igualdade para nossas equipes. Os Aces falharam em aderir às regras da liga e foram disciplinados. Também estamos desanimados com a violação de nossas políticas e continuamos comprometidos em garantir que os padrões sejam seguidos em todas as equipes da WNBA—, declarou Cathy Engelbert, comissária da liga.

Becky Hammon chegou ao comando do Las Vegas Aces no início da temporada de 2022-23, depois de passar oito anos como técnica assistente do San Antonio Spurs, da NBA, franquia pela qual defendeu enquanto jogadora da WNBA.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.