A vitória na Loteria do Draft 2024 da NBA na tarde de domingo (12) pode virar uma grande dor de cabeça para o Atlanta Hawks durante a offseason.
Dona da primeira escolha geral, a franquia agora corre o risco de perder Trae Young, sua principal estrela. As informações são de Shams Charania, jornalista do The Athletic.
O risco, no entanto, já era algo que vinha sendo avaliado pelos executivos da equipe desde o fim da temporada regular; o consenso era de que eles iriam abrir mão ou de Trae Young, ou de Dejounte Murray e ficar apenas com um protagonista, com um time em volta dele.
Mesmo ciente das intenções dos Hawks, logo depois do All-Star Game, o armador chegou a declarar que estava focado em seguir competindo pelo time que o draftou como a quinta escolha geral em 2018 e descartou qualquer possibilidade de troca.
Mas agora, com a primeira escolha geral do Draft, o cenário mudou. O armador de 25 anos não tem interesse em fazer parte de um time que pode entrar em “reconstrução”; seu principal desejo é estar em uma equipe que competirá pelo título da NBA no próximo ano.
Caso não sinta que os Hawks montarão um time competitivo em sua volta, Young poderá sair em busca de novos destinos na liga. As conversas entre o jogador e a franquia se iniciarão ainda nesta semana e poderão durar até a noite do Draft, no dia 26 de junho.
Para onde os Hawks podem mandar Trae Young?
Com dois anos de contrato pela frente, Trae não tem a opção de escolher seu próprio destino caso realmente decida sair do Atlanta Hawks —isso só aconteceria se ele estivesse entrando no último ano de contrato com uma player option.
Caso realmente decida reconstruir o time, a franquia tem nas mãos as ferramentas certas para isso. Além da primeira escolha geral no Draft deste ano, uma troca envolvendo seu principal jogador pode render um bom capital e futuras escolhas de Draft.
O cenário é bem parecido com o que aconteceu com Damian Lillard e o Portland Trail Blazers; a franquia selecionou Scoot Henderson com a terceira escolha geral e optou por começar uma reconstrução com jovens jogadores, então o armador acabou sendo trocado para o Milwaukee Bucks.
A principal equipe que tem demonstrado grande interesse em Trae é o Los Angeles Lakers; LeBron James está em busca de uma terceira estrela para atuar ao seu lado e de Anthony Davis; as conversas sobre uma possível troca podem avançar durante a offseason.