Com provável (e ainda não concretizada) chegada de Matías Rojas a MLS, o Inter Miami acertou a transferência do brasileiro Jean Motta ao Vitória, clube que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro nesta temporada.
O meia assinou um vínculo válido por três temporadas, até o fim de 2026. O contrato de Jean Motta com o Inter Miami era válido até dezembro deste ano. Por isso, o Vitória teve que arcar com o pagamento de 350 mil dólares (R$ 1.72 milhões na cotação atual) para acertar a chegada antecipada do jogador.
✈️ Atenção, senhores passageiros, próximo destino Salvador. 🔴⚫️🦁
✈️ Attention, passengers, next destination Salvador. 🔴⚫️🦁.#PegaLeão #PorNossaHistória pic.twitter.com/T4a3lhMbOe
— EC Vitória (@ECVitoria) March 5, 2024
Na MLS, Jean Motta participou de 53 jogos, com três gols e seis assistências. Antes de chegar ao Inter Miami, seu momento de maior destaque foi no Santos, clube no qual atuou entre 2016 e 2021.
Chegada de Rojas ao Inter Miami influenciou em saída de Jean Motta para o Vitória
Sim, a vinda de Matías Rojas ao Inter Miami abriu espaço para a transferência de Jean Motta ao futebol brasileiro. Ao contrário de muitos outros campeonatos, a liga norte-americana opera com um sistema de limite de inscrição de jogadores estrangeiros que pode parecer complexo à primeira vista.
Em média, cada franquia da MLS pode ter até oito jogadores estrangeiros. As equipes também contam com a opção de ‘comprar’ ou ‘trocar’ vagas de jogadores estrangeiros entre si. Um exemplo desse processo ocorreu no próprio Inter Miami, que contratou Lionel Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba. Com essas adições, o time teria ultrapassado o limite de oito estrangeiros. Porém, o time adquiriu uma vaga extra do San Jose Earthquakes, desembolsando 150 mil dólares para manter suas estrelas no elenco.
Estrangeiros do Inter Miami na MLS
- Tomás Avilés (zagueiro) –
- Nicolás Freire (zagueiro) –
- Sergiy Kryvtsov (zagueiro) –
- Jordi Alba (lateral-esquerdo) –
- Harvey Neville (lateral-direito) –
- Federico Redondo (volante) –
- Sergio Busquets (volante) –
- Diego Gómez (meia) –
- Facundo Farías (meia) –
- Robert Taylor (atacante) –
- Lionel Messi (atacante) –
- Luis Suárez – (atacante) –
LEIA MAIS:
++ MLS: Messi, Suárez e Rojas formam o ataque Mercosul no Inter Miami
++ Ex-companheiro de Messi assina com equipe da MLS