Messi terá salário pago por Inter Miami, Apple e Adidas na MLS

Pedro Rubens Santos | 07/06/2023 - 21:43

A definição da ida de Lionel Messi para o Inter Miami, da MLS, marca o terceiro capítulo na carreira profissional do astro argentino e o primeiro fora da Europa. Para seduzir o craque, a equipe precisou oferecer um contrato nunca antes visto e envolver grandes marcas globais como a Adidas e a Apple.

A fornecedora de material esportivo ofereceu a Messi um acordo de divisão de receitas no qual o jogador receberá uma parte do aumento do lucro da empresa decorrente da ida dele aos Estados Unidos. Vale lembrar que a Adidas, além de uma das principais patrocinadoras da MLS, tem contrato vitalício com o astro argentino. As informações são do site The Athletic.

LEIA MAIS

+ Messi na MLS: quanto custa e onde comprar a camisa do Inter Miami

++ Conheça o Inter Miami, time de Beckham e novo destino de Messi

Todas as 29 equipes do torneio têm seus uniformes produzidos pela empresa, que também é responsável pelo design da bola oficial usada nas partidas.

Mas não é só a gigante alemã que está de olho na chegada do craque. A Apple também contribuiu na operação para atrair o atual campeão e melhor jogador da Copa do Mundo para a América do Norte. Fontes informaram ao The Athletic que a empresa de tecnologia discutiu dar ao novo reforço do Inter Miami uma parte das receitas geradas pelas novas assinaturas do MLS Season Pass, streaming de transmissão dos jogos da liga.

Quanto Messi vai ganhar nos EUA

Messi deverá assinar o contrato com o Inter Miami por duas temporadas e receber salário anual de 60 milhões de euros (aproximadamenete R$ 315 milhões), segundo a imprensa norte-americana.

Anteriormente, quando inclusive chegou a ficar mais próximo do futebol no mundo árabe, Messi poderia receber cerca de R$ 2 bilhões por ano para jogar no Al-Hilal, mas recusou a proposta.

Contrato de Messi repete Beckham

Lionel Messi na MLS?. Foto: Icon Sport
Messi será reforço do Inter Miami na MLS. (Foto: Icon Sport)

Um elemento importante do contrato de Lionel Messi com o Inter Miami lembra o acordo assinado pelo craque inglês David Beckham quando ele trocou o Real Madrid pelo LA Galaxy, em 2007. Sua ida para os Estados Unidos incluiu a opção de comprar um clube da liga depois da aposentadoria, o que ele concretizou com a fundação da sua própria franquia, em 2018.

Essa franquia foi exatamente o Inter Miami, que agora contará com Messi em seu elenco. E há grande probabilidade de que o acordo do argentino seja um reflexo do vínculo fechado por Beckham 16 anos atrás. Dessa forma, o craque sete vezes vencedor da Bola de Ouro deve ter, em contrato, a chance de se tornar proprietário de uma franquia da liga depois de pendurar as chuteiras.

Beckham, aliás, é um dos grandes nomes por trás do negócio. Como um dos donos do time da Flórida, ele atuou ativamente para recrutar o astro do PSG e trazê-lo para o país que sediará a Copa do Mundo em 2026.

 

Escrito por Pedro Rubens Santos
Pedro Rubens começou a trabalhar na cobertura de futebol americano no site Torcedores.com e teve uma passagem de três anos pela ESPN, onde atuou também na produção digital. Foi repórter do Quinto Quarto até julho de 2023.