Após chegada de Messi, receitas da MLS atingem valor recorde

Lucas Gervazio | 08/12/2023 - 11:13

Desde que Lionel Messi anunciou a sua chegada aos Estados Unidos, a MLS atingiu um novo patamar. O argentino campeão do mundo em 2022 já contribuiu em campo com o seu time, o Inter Miami, mas ainda tem muito a oferecer para a própria liga norte-americana de futebol.

Nesta temporada 2023, o Inter Miami não conseguiu dar a volta por cima na reta final da temporada regular. Com Messi em campo, o time administrado por David Beckham até tentou, mas não fez o suficiente para se classificar aos playoffs.

No ano que vem, a expectativa é de que a equipe da Flórida conte com reforços ainda mais importantes no elenco. Entre um dos fatores que explicam o alto investimento financeiro do Inter Miami, é possível destacar as receitas de patrocínio. Em um estudo recente, foi possível comprovar que, na prática, o ‘efeito Messi' contribue financeiramente para todas as equipes da liga.

MLS: Com chegada de Messi, liga atinge recorde de receitas em patrocínio e telespectadores

Lionel Messi, do Inter Miami
Líder de publicidade entre atletas da MLS, Lionel Messi ‘contribuiu' indiretamente para todos os clubes da liga norte-americana. Foto: Reprodução/ IconSports

A MLS chega ao final da temporada neste próximo sábado (09), quando Columbus Crew e LAFC definem o grande campeão da temporada de 2023. Mesmo sem Messi em campo, todos os clubes da liga têm motivos para comemorar esse último ano.

Em uma pesquisa recente feita pela SponsorUnited, plataforma que rastreia patrocínios no mundo dos esportes, o crescimento no relatório anual de parcerias de marketing da MLS apresentou um aumento de 16% em comparação à útlima temporada.

Com um número de espectadores maior do que no ano passado (cerca de 11 milhões, crescimento de 5%), os clubes aumentaram as suas receitas publicitárias em até 16% nos últimos meses, totalizando 587 milhões de dólares (cerca de R$2,39 bilhões) no setor.

Para Bob Lynch, fundador da SponsorUnited, o crescimento da liga está diretamente ligado três fatores: “O aumento na receita dos times da MLS é uma prova da força da liga e a sua capacidade de alavancar a Copa do Mundo, a figura de Messi e a parceria recente com a Apple”.

Messi é o jogador mais patrocinado da MLS em 2023

Poucos meses bastaram para que Messi se tornasse o jogador mais procurado pelas empresas norte-americanas. Nesta temporada 2023, o argentino de 36 anos liderou o ranking de atletas mais ‘publicitários' da liga, com 21 acordos comerciais.

Atrás de Lionel Messi, a diferença é consideração. Na segunda e terceira colocação estão Kellyn Acosta, com 13 patrocínios, e Javier “Chicharito” Hernández, mexicano que se destacou na Copa do Mundo de 2014, com 11 acordos.

Quando começa a MLS 2024?

Com o final da temporada neste próximo sábado (09), a liga norte-americana terá uma pausa de mais de 2 meses. Os dirigentes da MLS ainda não confirmaram uma data, mas a tendência é de que o calendário de 2024 comece entre o final de fevereiro e o início de março.

Nesta última temporada, em 2023, a primeira rodada de jogos aconteceu no final de semana do dia 25 de fevereiro. Como em 2024 haverá a Copa América, a expectativa é de que os jogos comecem algumas semanas antes do previsto.

Escrito por Lucas Gervazio
Jornalista, com formação acadêmica da UNESP, com mais de 2 anos de atuação em redação de conteúdo. Apaixonado por futebol e fã dos Lakers, exploro algumas curiosidades da NBA e NFL no Quinto Quarto desde novembro de 2023.