Antigo mestre de Anderson Silva e fundador da renomada academia Chute Boxe, Rudimar Fedrigo trouxe à tona antigas desavenças e revelou sua visão sobre o relacionamento conturbado com o lutador brasileiro. O mentor do Spider compartilhou suas frustrações, abordou suposta ingratidão que observou no ex-discípulo e comentou uma declaração que considerou absurda.
Em entrevista ao podcast “Nem me Viu”, de Fabrício Werdum, o treinador relatou que a briga entre eles começou quando Anderson, ex-campeão peso-médio (até 83,9 kg) do UFC, decidiu deixar a academia sob a alegação de questões contratuais.
VEJA TAMBÉM
+ Ex-BBB é desafiado por Marcelinho Carioca e treina com lutador do UFC
++ Max Holloway, ex-campeão do UFC, desabafa sobre infância sem pai e drogas
No entanto, em uma conversa pessoal com o lutador, ele afirma que o motivo foi diferente: Anderson simplesmente queria sair. A mudança para a academia rival, a Brazilian Top Team (BTT), também foi vista como uma atitude pouco apropriada por parte de Anderson.
— Quando ele decidiu sair da academia, alegou questões contratuais. Mas, quando falei com ele, ele disse que não era isso e queria apenas sair. Saiu, mas procurou uma academia rival, a BTT. Eu não achei legal. O presidente (Nobuyuki Sakakibara, do Pride), como tinha grande consideração pela minha pessoa, não considerou uma atitude boa. E ele meio que foi afastado e achou que eu tinha o bloqueado no evento. Mas não tem isso —
Anderson Silva é ingrato?
Apesar das críticas, Rudimar reconheceu o talento de Anderson Silva na luta, destacando sua impressionante noção de distância como um dos seus maiores atributos. Porém, o fundador da Chute Boxe o considera ingrato e expressou tristeza em relação a uma declaração de Anderson em que ele afirmou não ter aprendido nada na Chute Boxe.
— O Anderson (Silva) tem um talento grande na luta. Considero como um dos maiores atributos dele a noção de distância. É impressionante. Mas considero que ele foi uma pessoa ingrata. Uma pessoa que vem, usufrui e depois não sabe valorizar, para mim, é uma pessoa ingrata. E a ingratidão é um pecado, o que menos o homem reconhece em si. É difícil você encontrar alguém que fale que foi ingrato. E ele não reconhece. Então fico triste de ele ter, por exemplo, falado que não aprendeu nada na academia. Pô, isso é um absurdo, né? Acredito que tenha aprendido bastante coisa —
Spider no Hall da Fama
Anderson Silva foi o segundo lutador brasileiro a entrar no Hall da Fama em 2023. No UFC 283, que aconteceu no Rio de Janeiro, José Aldo também acabou anunciado por seus feitos da Era Moderna no UFC. Eles se juntam a Royce Gracie e Rodrigo Minotauro na categoria “Pioneiros”. Já Maurício Shogun ocupa outra vaga na lista, mas por luta histórica feita com Dan Henderson.
Aos 47 anos, Anderson ainda segue em atividade, mas passou a se dedicar ao boxe. Em sua trajetória no Ultimate, o lutador conquistou 17 vitórias seguidas e 10 defesas de título consecutivas, além de um cartel no MMA de 34 resultados positivos e 11 negativos.
If you have a Mount Rushmore of UFC fighters…@SpiderAnderson is probably on it! 👏
[ B2YB @ToyoTires ] pic.twitter.com/jBLHcFAcqs
— UFC (@ufc) March 18, 2023