Alex Poatan está de mudança definitiva em sua carreira. O brasileiro, que foi campeão dos pesos-médios (até 83,9 kg), perdeu o cinturão para Israel Adesanya no UFC 287 do último sábado (8/4) e tomou uma atitude que vai impactar diretamente em sua sequência na organização.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Poatan declarou que vai subir de categoria para competir nos meio-pesados (até 93 kg), em busca do cinturão que pertence a Jamahal Hill – algoz de seu ‘mentor’ Glover Teixeira. A data e o adversário, no entanto, ainda não foram definidos pelo Ultimate.
VEJA TAMBÉM
+ UFC: lenda do MMA toma as dores de Poatan e detona Adesanya
++ UFC: Israel Adesanya dá dica para rivais sobre como vencer Alex Poatan
— Bom, pessoal. Como prometido, vim aqui em primeira mão no meu canal dar a grande notícia. Minha próxima luta será nos 205 (93 kg – meio pesados). Isso mesmo, será nos 205 —, disse.
My plans are official ! Announcement 📣
Full video on https://t.co/yR9Pvub1er pic.twitter.com/Rzs4RHvDKy— Alex "Poatan" Pereira (@AlexPereiraUFC) April 13, 2023
Alex Poatan nos meio-pesados
A mudança faz com que Poatan tenha a possibilidade de realizar outro importante feito na carreira, caso tenha sucesso em sua nova categoria. No período em que esteve competindo pelo GLORY – evento de kickboxing, ele se tornou o único lutador campeão de duas divisões distintas. O lutador pode repetir o feito, agora, no UFC.
A subida já havia sido projetada por Dana White, presidente do UFC, ao ser questionado sobre uma eventual trilogia entre Alex Poatan e Israel Adesanya. Em entrevista pós-evento, o mandatário declarou que via o futuro do ex-campeão na categoria até 93 kg.
Corte de peso e estilo que facilita
Um dos fatores que adiantou o processo da ida de Alex aos meio-pesados é o severo corte de peso que o lutador sofria para chegar aos 83,9 kg nos pesos-médios. Em sua última apresentação, inclusive, ele apareceu de toalha e com semblante abatido. Poatan já revelou que, no período em que fica fora das competições, chega a superar os ‘três dígitos’ na balança.
Preparado para defender o cinturão! 💪
⚖️ 83,9 kg para @AlexPereiraUFC na pesagem oficial do #UFC287
[ Sábado (8) | 19h | 📺 💻 📱 Ao vivo no @UFCFightPassBR – assine agora em https://t.co/iAvMFO4Ruy ] pic.twitter.com/mz0t4Y5pie
— UFC Brasil (@UFCBrasil) April 7, 2023
O estilo também contribui para um possível sucesso do ex-campeão, tendo em vista que boa parte dos adversários tem, como jogo base, a trocação – ponto forte do brasileiro.
Apesar da moral, o lutador pode ter que fazer mais uma luta para assegurar uma chance pelo título. Jamahal Hill, atual campeão, deve ter sua primeira defesa confirmada contra Jiri Prochazka. O tcheco, por sinal, detinha o cinturão e precisou abrir mão após uma lesão no ombro.
Alex Poatan, de 35 anos, soma um cartel de sete vitórias e duas derrotas no MMA. Ele já havia construído sua trajetória também no kickboxing, modalidade em que se tornou lenda e teve grandes feitos – como duplo-campeão no GLORY e título do WGP Kickboxing.