Charles Oliveira, também conhecido como Charles do Bronx, foi superado por Arman Tsarukyan, em luta pela categoria peso-leve, no UFC 300, realizado neste sábado (13).
O brasileiro entrou na T-Mobile Arena, em Las Vegas, como favorito absoluto da torcida, que o empurrou desde o primeiro segundo da luta. Charles começou o primeiro round derrubando Tsarukyan em pouquíssimos segundos e quase conseguiu uma finalização na sequência.
O armênio conseguiu sobreviver e girar para cima de Oliveira, que ficou no chão até conseguir se livrar com um chute considerado ilegal pela arbitragem. A luta foi pausada e houve uma breve conversa com Arman, que decidiu retomar a luta da mesma posição. Do Bronx conseguiu se levantar nos segundos finais.
O segundo assalto começou na mesma intensidade que acabou o primeiro. Aos dois minutos, Tsarukyan conseguiu levar o brasileiro ao chão mais uma vez, mas foi travado pela boa defesa de Oliveira. Na reta final do round, no entanto, o armênio conseguiu dominar a luta e fazer o oponente sangrar.
No terceiro round, ciente da desvantagem, Charles do Bronx conseguiu manter a luta em pé durante quase metade do tempo, até ser mais uma vez derrubado por Arman. O brasileiro tentou atacar, mas só conseguiu se defender.
Quando a luta já parecia perdida, Oliveira conseguiu encaixar o adversário em um triângulo de mão a poucos segundos para o fim. Os juízes, no entanto, decidiram pela vitória de Tsarukyan de forma dividida.
Grande momento para @CharlesdoBronxs no #UFC300!
[ Acompanhe AGORA ao vivo no @UFCFightPassBR ➡️ https://t.co/OD62F561g5 ] pic.twitter.com/U6d28wqquJ
— UFC Brasil (@UFCBrasil) April 14, 2024
Charles do Bronx vai desafiar o cinturão dos leves?
Antes mesmo de subir ao octógono da T-Mobile Arena, Charles do Bronx já havia declarado que era o próximo na fila para desafiar o cinturão peso-leve do UFC, já que é o número um da categoria. Mas a derrota para Tsarukyan mudou a realidade.
Ex-bicampeão dos leves, o brasileiro foi destituído do título depois de não bater o peso para o UFC 274, ficando acima do exigido para a luta contra Justin Gaethje. Mesmo tendo vencido o duelo, Oliveira foi “rebaixado” a desafiante.
Charles, então, tentou recuperar o cinturão no UFC 280, em 2022, diante de Islam Makhachev, mas foi finalizado no segundo round e sem chance de revanche imediata. Uma nova luta entre os dois foi marcada para novembro de 2023, no UFC 294, mas o caiçara sofreu um corte profundo no supercílio e ficou impedido de subir ao octógono.
O brasileiro teria a chance de se vingar no UFC 300, para quando o duelo foi remarcado, mas desta vez quem se lesionou foi Makhachev. Assim, foi determinado pela organização que o vencedor da luta entre Oliveira e Arman seria, enfim, o próximo desafiante do cinturão peso-leve.
Com a derrota, Charles do Bronx agora terá que entrar novamente na fila antes de desafiar o cinturão da divisão.