Ilia Topuria é o novo campeão da categoria peso-pena após derrotar Alexander Volkanovski no UFC 298, na noite deste sábado (17), conseguindo tirar o cinturão do australiano depois de cinco disputas vencidas por ele.
O veterano do Ultimate começou o primeiro round no Honda Center, na Califórnia, com bastante dominância para cima do adversário. Ilia, no entanto, conseguiu reagir na metade do assalto, diminuindo os golpes certos de Volkanovski, que ainda assim, conseguiu se sair um pouco melhor.
O duelo seguiu bastante equilibrado no segundo round, mas dessa vez com o hispano-georgiano mostrando domínio sobre o australiano, com jabs e chutes mais fortes. Na reta final do assalto, Topuria conseguiu nocautear o agora ex-campeão do peso-pena ao levá-lo ao chão, fazendo jus ao apelido “El Matador”.
El Matador! 💪👊
[ #UFC298 | Ao vivo no @UFCFightPassBR ] pic.twitter.com/X6ZKFnOyqX
— UFC Brasil (@UFCBrasil) February 18, 2024
Topuria tira cinturão de Volkanovski
Com a derrota no UFC 298, Alexander Volkanovski perdeu o cinturão da categoria peso-pena pela primeira vez após cinco vitórias e teve sua sequência de resultados positivos interrompida.
Essa foi a sexta vez que o australiano subiu ao octógono do Ultimate para defender seu cinturão. Campeão absoluto da categoria, Volkanovski já derrotou Brian Ortega, Yair Rodriguez, Zumbi Coreano e Max Holloway duas vezes para manter o título.
Ilia Topuria, por sua vez, conquistou o cinturão peso-pena pela primeira vez em sua carreira e mostrou para os fãs da organização que chegou para estabelecer uma nova era na categoria, sendo o primeiro espanhol na história a conquistar um título mundial do UFC.
Decepcionado com o resultado, Volkanovski mal esperou seu oponente levantar o cinturão para desafiá-lo para uma revanche na Espanha.
Uma nova era começa! @Topuriailia 🏆💪
[ #UFC298 | Ao vivo no @UFCFightPassBR ] pic.twitter.com/NgeHbgUHoS
— UFC Brasil (@UFCBrasil) February 18, 2024