UFC 288: Jessica Bate-Estaca precisa de vitória para se provar na divisão

Matheus Costa | 05/05/2023 - 17:00

A brasileira Jessica ‘Bate-Estaca’ Andrade retornou à categoria dos moscas (56,7 kg) em busca de vida nova no UFC e, quem sabe, mais um reinado na sua lendária carreira no MMA feminino. No entanto, um choque de realidade em sua última luta acabou colocando um balde de água fria em seus planos. Neste sábado (6), no UFC 288, a ex-campeã dos palhas (52,1 kg) precisa provar sua relevância na nova categoria contra a chinesa Xiaonan Yan, um dos desafios mais duros da divisão.

Depois de somar uma boa vitória na reestreia contra a veterana Lauren Murphy por decisão unânime em janeiro, a brasileira rapidamente cresceu no ranking da categoria dos moscas. Um mês depois, Jessica topou o desafio de encarar Erin Blanchefield, mas acabou sendo dominada e finalizada no segundo round em uma decepção que deixou ameaçada as expectativas acerca de sua estadia na nova divisão.


Não só pela questão do corte de peso severo que afetou diversas vezes a performance da brasileira na categoria dos palhas, a subida de divisão significa novos ares para uma lutadora talentosa que bateu no teto técnico de sua antiga divisão. Bate-Estaca se mostrou boa demais para grande parte da divisão, mas também mostrou que não está no patamar da elite integrada por Rose Namajunas e Weili Zhang.

Nos moscas, Jessica é mais forte, menos desidratada e faz parte da elite técnica da categoria que possui menor competitividade em comparação com o peso palha. A derrota para Erin Blanchfield e a forma como a brasileira performou foram surpreendentemente negativas, mas se trata de uma das grandes promessas da divisão com grandes aspirações a uma futura disputa de cinturão em breve.


Neste sábado (6), Jessica Andrade e Xiaonan Yan se enfrentam em uma das lutas mais promissoras do card do UFC 288. Duas atletas que gostam da luta em pé, que possuem poder de nocaute e que sempre protagonizam grandes lutas toda vez que pisam no octógono mais famoso do mundo. Para a brasileira, uma vitória a recoloca na conversa do topo da divisão como ameaça à nova campeã Alexa Grasso, mas uma derrota pode azedar os planos da “Bate-Estaca”.

LEIA MAIS:

+ Poatan ousa, provoca Dana White e desafia Adesanya por trilogia

++ Homem é preso após tiro em casa de Jorge Masvidal nos EUA

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.