UFC 286 tem duelo pelo cinturão e quatro brasileiros em ação

Matheus Costa | 18/03/2023 - 06:00

UFC 286 desembarca em Londres, na Inglaterra, neste sábado (18). O evento acontece na O2 Arena com direito a disputa de cinturão dos meio-médios (77,1 kg) e quatro brasileiros em ação.

Na luta principal da noite, o novo campeão da divisão Leon Edwards contará com todo o apoio de seus torcedores e compatriotas para colocar um ponto final da rivalidade contra o ex-campeão Kamaru Usman. Com uma vitória para cada lado, o último confronto aconteceu no UFC 278, onde conquistou o britânico conquistou o cinturão com um nocaute no último round.

LEIA MAIS:

+ Ngannou x White: entenda a briga entre o ex-campeão e o presidente do UFC
++ Sapato eliminado do BBB: lutador foi acusado de assédio no reality show
+++ UFC: Conor McGregor revela planos e mira cinturão dos meio-médios

No entanto, o evento vai muito além de sua luta principal. O card conta com a participação de diversos talentos promissores, incluindo o ex-campeão interino dos leves Justin Gaethje. Entre os brasileiros, Jennifer Maia, Jafel Filho, Luana Dread e Gabriel Mosquitinho.

Disputa de cinturão meio-médio: Leon Edwards (c) vs. Kamaru Usman

Leon Edwards vs Kamaru Usman na coletiva do UFC 286 (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)
Leon Edwards vs Kamaru Usman na coletiva do UFC 286 (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)

A luta principal da noite não pode ficar de fora desta lista. A trilogia da intensa rivalidade entre Leon Edwards e Kamaru Usman promete fazer o octógono do UFC 286 pegar fogo no próximo sábado. Com o cinturão dos meio-médios em jogo, o título é apenas a cereja do bolo para o duelo de cinco rounds.

Edwards e Usman se encontraram no octógono em duas oportunidades. A primeira delas ocorreu em 2015. com o nigeriano dominando a luta com uma boa atuação e vencendo por decisão unânime. A revanche aconteceu no UFC 278, em julho de 2022. O então campeão dos meio-médios dominava o confronto até o último rounds, mas o desafiante inglês tirou um belíssimo chute alto da manga e obteve o nocaute para conquistar o cinturão.

O duelo coloca frente a frente um dos melhores wrestlers da história recente do UFC contra um atleta completo especialista em kickboxing. Mesmo sendo especialista na luta agarrada, Usman evoluiu na luta em pé e se destaca pelo boxe. No entanto, a técnica de Leon Edwards na trocação mostrou ser superior.

Peso leve: Justin Gaethje vs. Rafael Fiziev

Justin Gaethje (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)
Justin Gaethje (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)

Toda vez que o americano Justin Gaethje entra no octógono, o público já tem um grande motivo para assistir o evento em que ele é escalado. Um dos lutadores que mais trazem entretenimento em todo o esporte, o ex-campeão interino dos leves possui um estilo bastante agressivo e é conhecido por seus nocautes.

Do outro lado do octógono, Rafael Fiziev chega para ostentar o status de uma das sensações da categoria dos leves. Bastante agressivo e técnico, o atleta 30 anos soma seis vitórias consecutivas. A última delas foi contra o brasileiro Rafael dos Anjos, ex-campeão dos leves, após um intenso atropelo que terminou com uma chave de calcanhar no quinto round.

Peso médio: Marvin Vettori vs. Roman Dolidze

Marvin Vettori (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)
Marvin Vettori (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)

Ainda no card principal do evento, um intrigante confronto na categoria dos médios pode mudar o panorama do top 5 da divisão de olho em uma disputa futura de cinturão. O ex-desafiante Marvin Vettori, quarto colocado do ranking, encara o promissor Roman Dolidze, nono colocado.

O italiano Marvin Vettori é um atleta bastante ativo na divisão e escalou no ranking através de muita dedicação. Wrestler com força física, o lutador vem de derrota para o ex-campeão Robert Whittaker, em setembro. Por outro lado, Roman Dolidze vem chamando atenção na categoria com muita agressividade. São quatro vitórias consecutivas, incluindo um belo nocaute contra Jack Hermansson em dezembro.

Peso mosca: Muhammad Mokaev vs. Jafel Filho

Muhammad Mokaev (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)
Muhammad Mokaev (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)

Uma das principais promessas entre todas as categorias do UFC, o inglês Muhammad Mokaev lutará com o apoio de sua torcida local para enfrentar um teste difícil frente ao brasileiro estreante Jafel Filho.

Com um extenso currículo no wrestling britânico, Mokaev possui apenas 22 anos mas já construiu seu nome com o status de promessa no esporte. No UFC desde o início de 2022, Muhammad somou grandes atuações e vem de vitória Malcolm Gordon por finalização, em outubro.

Depois de construir seu nome no cenário do MMA Brasileiro, Jafel Filho foi um dos nomes convidados a participar do programa Contender Series em 2022. E não decepcionou. O atleta de 22 anos anotou um belo nocaute contra Roybert Echeverria e acabou sendo presenteado com um contrato para lutar no UFC. Com 14 vitórias em 16 lutas no esporte, Jafel chega ao maior palco do esporte para mostrar serviço.

Peso mosca: Joanne Wood vs. Luana ‘Dread’

Luana "Dread" Carolina (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)
Luana “Dread” Carolina (Foto: UFC/Divulgação/Twitter)

Uma das primeiras lutas da noite será o confronto entre a veterana Joanne Wood e a promissora Luana “Dread” Carolina pela categoria dos moscas. Duas atletas especialistas na luta em pé que podem protagonizar um grande espetáculo de três rounds.

Aos 37 anos de idade, Joanne Wood não vive um grande momento na carreira. A especialista em kickboxing soma três derrotas consecutivas, sendo a última delas para Alexa Grasso, nova campeã dos moscas. No entanto, a escocesa possui um variado arsenal técnico que não pode ser ignorado ou subestimado.

Com cinco lutas no UFC, a brasileira da Chute Boxe ainda não emplacou de vez na organização. São duas vitórias em suas últimas quatro lutas. No entanto, a especialista em muay thai quer conquistar seu espaço e alcançar o topo da divisão.

Confira todas as lutas do UFC 286

CARD PRINCIPAL 

Leon Edwards x Kamaru Usman  

Justin Gaethje x Rafael Fiziev 

Gunnar Nelson x Bryan Barbarena 

Jennifer Maia x Casey O’Neill 

Marvin Vettori x Roman Dolidze 

CARD PRELIMINAR  

Jack Shore x Markwan Amirkhani 

Chris Duncan x Omar Morales 

Sam Patterson x Yanal Ashmoz 

Muhamad Mokaev x Jafel Filho 

Lerone Murphy x Gabriel Mosquitinho 

Christian Leroy x Dusko Todorovic 

Jake Hadley x Malcolm Gordon  

Joanne Wood x Luana Dread  

Jai Herbert x L’udovit Klein 

Juliana Miller x Veronica Hardy

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.