Em primeiro lugar, Kenneth Wayne Shamrock, popularmente conhecido como Ken Shamrock, é um ex-lutador americano de MMA mais conhecido por sua passagem pelo UFC. A saber, é membro do Hall da Fama do UFC. A princípio, Shamrock é amplamente considerado como um dos maiores lutadores da história do MMA, bem como um ícone e pioneiro do esporte.
Primeiramente, encabeçou mais de 15 eventos principais e co-eventos principais no UFC e Pride. Além disso, estabeleceu inúmeros recordes de pay-per-view. Dessa forma, logo no início de sua carreira no UFC, Shamrock foi apelidado de “O Homem Mais Perigoso do Mundo” pela ABC News em um especial chamado “As Coisas Mais Perigosas do Mundo”.
De antemão, Shamrock ficou conhecido logo no UFC por sua rivalidade com o brasileiro Royce Gracie. Assim, depois de lutar pelo empate no UFC “Superfight” inaugural, se tornou o primeiro campeão do quando derrotou Dan Severn no UFC 6. Então, o título foi eventualmente substituído pelo de peso-pesado quando as categorias de peso foram introduzidas no UFC.
Todavia, também foi o primeiro campeão estrangeiro de MMA no Japão, ganhando o título de King of Pancrase. Decerto, durante seu reinado como campeão do UFC, foi amplamente considerado o lutador de artes marciais mistas número 1 do mundo. Bem como, em 2008, Shamrock foi classificado pelo Inside MMA como um dos 10 maiores lutadores de artes marciais mistas de todos os tempos.
Ademais, é o fundador do campo de treinamento de artes marciais mistas de Lion’s Den, e é o irmão mais velho do companheiro de profissão, Frank Shamrock. Além de sua carreira em artes marciais mistas, Shamrock teve um sucesso considerável no wrestling profissional, particularmente durante sua passagem pela World Wrestling Federation (WWF, agora WWE).
Estatísticas de Ken Shamrock no MMA
Registro de artes marciais mistas
Total de lutas: 47
- Vitórias: 28
- Nocautes: 3
- Finalizações: 22
- Por decisão: 3
- Derrotas: 17
- Nocautes: 11
- Finalizações: 4
- Por decisão: 2
- Empates: 2
Artes marciais mistas
George Tragos / Lou Thesz Professional Wrestling Hall of Fame
- Prêmio George Tragos (2020)
Ultimate Fighting Championship
- UFC Hall of Fame (empossado inaugural, ala Pioneer, turma de 2003)
- UFC Superfight Championship (uma vez, inaugural)
- Duas defesas de título de sucesso
- Finalista do torneio UFC 3
- Semifinalista do torneio UFC 1
- Semifinalista do Ultimate Ultimate 1996
- Luta mais longa da história do UFC (36 minutos) – com Royce Gracie no UFC 5
- Prêmio Escolha do Visualizador do UFC
Pancrase Hybrid Wrestling
- King of Pancrase (1994)
- Vencedor do torneio King of Pancrase
- Uma defesa de título bem-sucedida
- O primeiro campeão do Pancrase
Pride Fighting Championships
- Vencedor do Pride Grand Prix 2000 Finals Superfight
Associação Mundial de Artes Marciais Mistas
- Campeonato WMMAA de Pesos Pesados (1 vez)
Black Belt Magazine
- Lutador de contato total do ano de 2000
Boletim Informativo do Observador de Wrestling
- Feud of the Year de 2002 vs. Tito Ortiz
- Feud do ano de 2006 vs. Tito Ortiz
Wrestling profissional
Battle Championship Wrestling
- BCW Tag Team Championship (1 vez) – com Carlo Cannon
NWA: Total Nonstop Action / Impact Wrestling
- NWA World Heavyweight Championship (1 vez)
- Gauntlet for the Gold (2002 – Heavyweight)
- Impact Hall of Fame (2020)
Pro Wrestling Illustrated
- Lutador mais aprimorado do ano (1997)
- Classificada na 8ª posição entre os 500 melhores lutadores de solteiros no PWI 500 em 1998
- Classificado na 226ª posição entre os 500 melhores lutadores de solteiros dos “Anos PWI” em 2003
South Atlantic Pro Wrestling
- Campeonato SAPW de Pesos Pesados (1 vez)
- SAPW Heavyweight Title Tournament (1991)
Federação Mundial de Luta Livre
- WWF Intercontinental Championship (1 vez)
- WWF Tag Team Championship (1 vez) – com Big Boss Man
- King of the Ring (1998)
- WWF Intercontinental Championship Tournament (1998)
Salário de Ken Shamrock no MMA
A princípio, de acordo com o site Celebs Worth, o patrimônio líquido de Ken Shamrock é de US$ 2.56 milhões (R$ 14.4 milhões). De fato, a maior parte deste dinheiro vem de seus anos como lutadores.
Últimas notícias
Em suma, após anunciar sua aposentadoria em 2010, o ex-lutador voltou a ativa em 2015, via Bellator, para enfrentar o assustador Kimbo Slice, sendo derrotado no 1º round por nocaute. Ainda mais, fez outra luta, frente a seu “desafeto”, Royce Gracie, e perdeu novamente, outra vez por nocaute. Por fim, em julho de 2019, por meio de sua página no Facebook, Shamrock anunciou que “não tem planos de lutar novamente”.
Foto destaque: Divulgação/Quinto Quarto