Royce Gracie – Notícias, estatísticas e salário

Lauren Berger | 02/11/2021 - 16:58

Antes de tudo, a família Gracie fez história no mundo das lutas. Não fugindo muito, o brasileiro Royce Gracie é um dos principais nomes quando o assunto é arte marcial no Brasil. Faixa-preta de jiu-jitsu 6º grau, o atleta fez história no vale-tudo. Além disso, foi três vezes campeão do UFC, além de ter vitória no Bellator, Pride e K-1 MMA.

Após tornar famoso o Gracie Jiu-Jitsu, Rorion Gracie, irmão de Royce, se juntou ao SEG e criou o Ultimate Fighting Championship, em 1993. Assim, para representar o GJJ (hoje chamado de Brazilian Jiu-Jitsu), o faixa-preta foi escolhido, a fim de mostrar que a técnica era superior à força. Assim, no UFC 1, The Beggining, Royce, que chegou a ter 30kg a menos que seus adversários, sagrou-se o primeiro campeão.

Estatísticas de Royce Gracie no MMA

Títulos e outras conquistas

Ultimate Fighting Championship

  • Hall da Fama do UFC
  • 3x Campeão do UFC 1, UFC 2 e UFC 3
  • UFC Viewer's Choice Award
  • Primeiro campeão na história do UFC
  • Luta mais longa na História do UFC – vs. Ken Shamrock, no UFC 5 (36 minutos)
  • Lutador com maior vitórias na história do UFC (11(
  • Maiores lutas vencidas na história do UFC (3)
  • Mais lutas em uma única noite na história do UFC (4)

Pride Fighting Championships

  • Luta mais longa na história do Pride – vs. Kazushi Sakuraba, no Pride Grand Prix 2000 (90 minutos)

Fight Matrix

  • Lutador do Ano (1993)

Black Belt Magazine

  • Competidor do Ano (1994)

Wrestling Observer Newsletter

  • Luta do Ano – vs. Kazushi Sakuraba (2000)

World MMA Awards

  • 2013 Lifetime Achievement

Salário de Royce Gracie

Antes de tudo, Royce Gracie chegou a ser um dos lutadores mais bem pagos no esporte. Em 2006, o atleta chegou a receber US$ 600 mil por luta. Dessa maneira, os números aumentaram conforme as aparições do brasileiro. Hoje em dia, apresenta seminários de técnicas marciais no mundo todo.

Atualmente, o ex-lutador segue sendo fundamental para disseminar o Jiu-Jitsu Brasileiro. Assim, ao lado da família, está à frente da Academia Gracie, sendo o proprietário da Royce Gracie Jiu-Jítsu Academy Dubai, nos Emirados Árabes. Além disso, seguiu novos rumos. No ano passado, Royce se tornou oficial da reserva do Departamento de Polícia de Pocatello, no Estado de Idaho, nos Estados Unidos.

Últimas notícias de Royce Gracie

No UFC, Gracie se tornou uma lenda. Afinal, o atleta conquistou as edições seguintes, protagonizando lutas memoráveis. Após uma pausa, por não concordar com as novas regras, Royce voltou ao MMA, fazendo uma das lutas mais marcantes do esporte. Com Kazushi Sakuraba, carrasco dos lutadores brasileiros, realizou a luta mais longa do Vale-Tudo moderno, pelo Pride.

Em 2016, Royce retornou ao MMA, no Bellator 149. Dessa forma, o veterano provou estar em alto nível. Contra Ken Shamrock, seu rival desde o UFC 1, aplicou técnicas de Muay Thay e conquistou o seu primeiro triunfo por nocaute na carreira.

Dessa forma, junto ao seu irmão Rickson Gracie, foi um dos maiores divulgadores do MMA desde o início do esporte. Além disso, foi fundamental para que o Jiu-Jitsu Brasileiro se tornasse um pré-requisito para qualquer atleta de MMA.

Hoje em dia, Royce Gracie segue sendo um dos grandes defensores da sua família. Recentemente, durante a cerimônia do Hall da Fama do UFC, o ex-atleta exaltou a nova geração da família. Além disso, afirmou que Neiman é o atleta da Gracie que mais tem as qualidades para se tornar campeão dos meio-médios do Bellator.

Contudo, seu filho, Khorry, acabou deixando o Bellator no último ano. O meio-médio, de 24 anos, fez parte da barca dos 18 lutadores que não tiveram seus contratos renovados ou foram dispensados pelo evento.

https://www.youtube.com/watch?v=swXVlYrMpiw

Foto destaque: Divulgação/Quinto Quarto