José Aldo encerra aposentadoria e retorna ao UFC no Rio de Janeiro

Matheus Costa | 17/03/2024 - 00:33

O ‘Campeão do Povo' está de volta ao UFC. Ex-campeão da categoria dos penas e um dos maiores brasileiros da história do MMA, José Aldo decidiu encerrar sua aposentadoria e fará seu triunfal retorno ao Ultimate no UFC 301, no Rio de Janeiro, contra Jonathan Martinez na categoria dos galos. A informação é da “AG Fight”.

Aposentado desde agosto de 2022 quando foi derrotado por Merab Dvalishvili no UFC 278, José Aldo estava se dedicando a sua carreira no boxe, onde realizou três lutas desde então – um desejo antigo do ex-campeão do Ultimate. No entanto, mesmo aposentado e introduzido ao Hall da Fama da organização, ele ainda tinha uma luta restante em seu contrato e irá cumpri-la agora.

Antes de sua derrota contra Dvalishvili, Aldo tinha três vitórias consecutivas em grandes atuações pela categoria dos galos. Ele venceu Marlon Vera, Pedro Munhoz e Rob Font, todos por decisão unânime dos juízes e impressionando a todos os críticos. Agora, ele soma um cartel de 31 vitórias e oito derrotas na carreira.

Em grande fase na carreira, Jonathan Martinez venceu oito de suas nove últimas lutas no UFC, incluindo triunfos sobre nomes como Thomas Almeida, Cub Swanson e Said Nurmagomedov. Em sua última luta, Adrian Yanez acabou nocauteado pelo “The Dragon” no segundo round, em outubro. Ao todo, o norte-americano soma um cartel de 19 vitórias e quatro derrotas na carreira.

Com José Aldo, confira o card do UFC 301

O UFC 301 será realizado no dia 4 de maio na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. O evento será protagonizado pela disputa de cinturão peso mosca entre o campeão Alexandre Pantoja e o desafiante Steve Erceg.

Confira o card completo do UFC 301:

Disputa de cinturão peso mosca: Alexandre Pantoja (c) vs. Steve Erceg
Peso galo: José Aldo vs. Jonathan Martinez
Peso médio: Paul Craig vs. Caio Borralho
Peso meio-pesado: Anthony Smith vs. Vitor Petrino
Peso médio: Michel Pereira vs. Makhmud Muradov
Peso leve: Joaquim Silva vs. Drakkar Klose
Peso mosca: Alessandro Costa vs. Kevin Borjas
Peso mosca: Dione Barbosa vs. Ernesta Kareckaite
Peso pena: Joanderson Brito vs. Jack Shore
Peso leve: Elves Brener vs. Myktybek Orolbai
Peso pena: Jean Silva vs. William Gomis
Peso palha: Karolina Kowalkiewicz vs. Iasmin Lucindo

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.