Charles do Bronx terá a chance de recuperar o cinturão dos pesos-leves (até 70,3 kg) do UFC em uma revanche contra o campeão russo Islam Makhachev.
O duelo será a luta principal do UFC 294, que acontece no dia 21 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio foi feito pelo presidente do UFC, Dana White, na noite desta quarta-feira (19).
Em sua conta oficial no Twitter, Charles se manifestou pela primeira vez, abriu o jogo sobre revanche e prometeu aos fãs recuperar o cinturão até 70,3 kg.
— Tô muito feliz. Vamos buscar aquilo que é nosso. Obrigado Jesus —
Tô muito feliz. Vamos buscar aquilo que é nosso.
👊Obrigado Jesus
— Charles 'DoBronxs' Oliveira (@CharlesDoBronxs) July 20, 2023
Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentaram pela primeira vez no UFC 280, em outubro de 2022, também em Abu Dhabi. Na ocasião, eles disputaram o título vago da categoria, após a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov. O campeão levou a melhor e finalizou o brasileiro no segundo round com um katagatame, tornando-se o novo campeão da divisão.
Do Bronx tem nova chance
Charles do Bronx, por sua vez, se recuperou da derrota para Makhachev com um nocaute impressionante sobre Beneil Dariush no primeiro round da luta co-principal do UFC 289, em junho.
O brasileiro mostrou sua evolução na trocação e acertou um chute alto que derrubou o iraniano. Com o triunfo, Charles se manteve na primeira posição do ranking dos leves e garantiu a chance de disputar o título novamente.
Aos 33 anos, Do Bronx é o maior finalizador da história do UFC, com 18 vitórias por finalização. Ele também detém outros recordes na organização, como o maior número de bônus recebidos (18) e o maior número de vitórias por submissão no primeiro round (11). Seu cartel é de 34 vitórias, nove derrotas e um “no contest”.
Makhachev luta em casa e chega com moral
Desde então, Makhachev defendeu o cinturão uma vez, em uma batalha de cinco rounds contra o campeão dos pesos-penas (até 65,7 kg), Alexander Volkanovski, no UFC 284, em fevereiro deste ano.
O russo venceu por decisão unânime dos juízes e se tornou o primeiro lutador a derrotar Volkanovski no UFC. Com um cartel de 23 vitórias e uma derrota, o campeão está invicto há 12 lutas na organização.
O UFC 294 também terá outro duelo entre Brasil e Rússia no card principal. O peso-médio (até 84,4 kg) Paulo Borrachinha enfrentará o invicto Khamzat Chimaev, que vem de uma vitória sobre Kevin Holland. Borrachinha estava escalado para lutar no UFC 291 contra Ikram Aliskerov, mas aceitou o desafio de enfrentar o falastrão com naturalização sueca.