Do Bronx abre o jogo sobre revanche com Makhachev e faz promessa aos fãs

Igor Ribeiro | 20/07/2023 - 13:00

Charles do Bronx terá a chance de recuperar o cinturão dos pesos-leves (até 70,3 kg) do UFC em uma revanche contra o campeão russo Islam Makhachev. 

O duelo será a luta principal do UFC 294, que acontece no dia 21 de outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio foi feito pelo presidente do UFC, Dana White, na noite desta quarta-feira (19).  

Em sua conta oficial no Twitter, Charles se manifestou pela primeira vez, abriu o jogo sobre revanche e prometeu aos fãs recuperar o cinturão até 70,3 kg.  

— Tô muito feliz. Vamos buscar aquilo que é nosso. Obrigado Jesus —

Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentaram pela primeira vez no UFC 280, em outubro de 2022, também em Abu Dhabi. Na ocasião, eles disputaram o título vago da categoria, após a aposentadoria de Khabib Nurmagomedov. O campeão levou a melhor e finalizou o brasileiro no segundo round com um katagatame, tornando-se o novo campeão da divisão. 

Do Bronx tem nova chance

UFC/Twitter
Charles do Bronx em vitória no UFC. Foto: Reprodução/Twitter/@ufc

Charles do Bronx, por sua vez, se recuperou da derrota para Makhachev com um nocaute impressionante sobre Beneil Dariush no primeiro round da luta co-principal do UFC 289, em junho.  

O brasileiro mostrou sua evolução na trocação e acertou um chute alto que derrubou o iraniano. Com o triunfo, Charles se manteve na primeira posição do ranking dos leves e garantiu a chance de disputar o título novamente. 

Aos 33 anos, Do Bronx é o maior finalizador da história do UFC, com 18 vitórias por finalização. Ele também detém outros recordes na organização, como o maior número de bônus recebidos (18) e o maior número de vitórias por submissão no primeiro round (11). Seu cartel é de 34 vitórias, nove derrotas e um “no contest”. 

Makhachev luta em casa e chega com moral

Islam Makhachev é campeão do UFC. Foto: Icon Sport
Makhachev antes de luta com Volkanovski. Foto: Icon Sport

Desde então, Makhachev defendeu o cinturão uma vez, em uma batalha de cinco rounds contra o campeão dos pesos-penas (até 65,7 kg), Alexander Volkanovski, no UFC 284, em fevereiro deste ano.  

O russo venceu por decisão unânime dos juízes e se tornou o primeiro lutador a derrotar Volkanovski no UFC. Com um cartel de 23 vitórias e uma derrota, o campeão está invicto há 12 lutas na organização. 

O UFC 294 também terá outro duelo entre Brasil e Rússia no card principal. O peso-médio (até 84,4 kg) Paulo Borrachinha enfrentará o invicto Khamzat Chimaev, que vem de uma vitória sobre Kevin Holland. Borrachinha estava escalado para lutar no UFC 291 contra Ikram Aliskerov, mas aceitou o desafio de enfrentar o falastrão com naturalização sueca. 

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.