Primeiramente, ao falarmos de Jay Dee Penn, ou simplesmente BJ Penn, é falar de uma lenda viva dos esportes de combate. Especialmente no jiu-jitsu e depois do MMA, o havaiano de Hilo fez história e se consagrou. Inicialmente, como primeiro “não-brasileiro” a ganhar o mundial da arte suave e depois como o primeiro campeão do UFC em duas categorias diferentes. Essa história você confere aqui.
De fato, a denominação de lenda não é à toa. Aos 42 anos ele tem atualmente um cartel no MMA que engana leitores desavisados. São 16 vitórias, 14 derrotas e dois empates. Destas derrotas sete foram no período de 2011 a 2019. Neste intervalo de tempo ele decretou aposentadoria e retornou algumas vezes, sem sucesso.
A saber, o que encanta o BJ Penn é lutar. Sua carreira no jiu-jitsu começou ainda no Hawaii, conhecido pelo excesso de energia, resolveu se dedicar as artes marciais. Nesse sentido, com menos de cinco anos conquistou a faixa preta e ganhou o mundial, representando a Nova União.
Em seguida migrou para o MMA e se consagrou como um grande campeão. No UFC atuou na categoria dos leves, meio-médios e médios. Além disso, enfrentou nomes como Georges St-Pierre, Matt Hughes e Frank Edgar. Assim, no UFC, foi campeão do peso médio, vencendo Hughes em 2004, depois foi desceu para os leves em 2007 e conquistou o cinturão sobre o campeão Joe Stevenson.
Posteriormente, alternou vitórias e derrotas, porém pelo seu legado teve seu nome no incluído no Hall da Fama do UFC. Detentor de dois cinturões anunciou sua primeira aposentadoria em 2011, porém retornou algumas vezes pelos simples desejo de lutar.
ESTATÍSTICAS DE BJ PENN NO MMA
Total de lutas: 32
- Vitórias: 16
- Nocautes: 7
- Finalizações: 6
- Por decisão: 3
- Derrotas: 14
- Nocaute: 4
- Por finalizações: 1
- Por decisão: 9
- Empates: 2
TÍTULOS E OUTRAS CONQUISTAS
ULTIMATE FIGHTING CHAMPIONSHIP
- UFC Hall of Fame (2021)
- Campeão dos Pesos-leves do UFC (uma vez)
- Campeão dos Pesos-meio médios do UFC (uma vez)
SHERDOG
- Mixed Martial Arts Hall of Fame (induzido em 2021)
MATRIZ DE LUTA
- Lutador de MMA Ano em 2001
SALÁRIO DE BJ PENN NO MMA
Em síntese, atualmente segundo sites especializados o patrimônio B. J. Penn é em torno de 22 milhões de dólares. Assim, durante sua passagem no UFC, chegou a conquistar bolsas em torno de 500 mil dólares, mesmo em caso de derrota. De fato, a grande valia do “The Prodigy” sempre foi o carisma associado a suas excelentes performances.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
De antemão, BJ Penn sempre foi um lutador aguerrido, na vida pessoal, colecionou algumas polêmicas, no entanto, no octógono sempre foi uma lenda incontestável. Atualmente, ele vive um vida tranquila em no Hawaii. No entanto, anunciou que deve concorrer ao cargo de governador seguindo os passos de outros lutadores, como Tito Ortiz.
Foto destaque: Divulgação/Quinto Quarto