Em um dos confrontos mais aguardados do ano de 2023, o UFC 296 traz em sua luta principal um confronto bem intrigante pelo cinturão dos meio-médios.
De um lado, Leon Edwards, campeão dos meio-médios do UFC e dono de uma história de reviravolta digna de cinema. Do outro, um dos maiores falastrões da história da organização, Colby Covington, que terá sua terceira oportunidade de finalmente se tornar dono de um cinturão na maior organização do mundo.
VEJA TAMBÉM:
+ Análise: Alexandre Pantoja x Brandon Royval 2 – UFC 296
++ UFC escala Amanda Lemos para enfrentar ‘pedreira’ no UFC 298
Edwards e Covington travam uma rivalidade fora do octógono que dura alguns anos, mas depois de muitas tentativas, os dois vão se enfrentar na luta principal do UFC 296, neste sábado (16). Agora, o campeão e o desafiante se encontram em uma promessa de um confronto bem disputado por cinco rounds.
Por isso, o Quinto Quarto resolveu proporcionar uma análise completa e detalhista sobre a disputa de cinturão entre os dois.
Análise de Leon Edwards vs. Colby Covington no UFC 296
Antes de qualquer coisa, precisamos frisar o seguinte: por mais que seja falastrão e bastante polêmico, Colby Covington está muito, mas muito além de apenas um lutador provocador. Ele já provou inúmeras vezes que é uma realidade.
De um wrestler unidimensional para um lutador basicamente completo, a evolução do norte-americano de 35 anos de idade é notória e o lançou a um patamar de elite em uma das melhores categorias de peso do UFC. Hoje, ele oferece risco em todas as áreas.
Colby se tornou um boxer competente, sempre implementando um ritmo muito alto, aliado a sua ótima condição cardiorrespiratória, que coloca uma estratégia sufocante. Basicamente, ele pressiona e anda pra frente o tempo todo, desenvolvendo uma facilidade de encurtar a distância para buscar suas quedas ou golpear através do clinch, conseguindo manter o ritmo por toda a luta.
Especialista no wrestling, Covington é All-American pela NCAA e já mostrou que consegue derrubar praticamente qualquer adversário, com uma variedade grande de entradas de quedas, seja no clinch ou da forma tradicional. Sua habilidade também é diferenciada na parte defensiva, registrando uma impressionante marca de 72% na missão de defender as tentativas de quedas adversárias.
🇬🇧 𝐓𝐚𝐥𝐞 𝐨𝐟 𝐭𝐡𝐞 𝐓𝐚𝐩𝐞 🇺🇸
Leon Edwards vs Colby Covington at #UFC296 tonight! Who takes it?!
📺 Watch in the UK & Ireland on TNT Sports Box Office pic.twitter.com/mtqDH4wbYo
— UFC Europe (@UFCEurope) December 16, 2023
Se Colby é bem agressivo e possui um ritmo incessante, isso pode acabar saindo pela culatra perante ao habilidoso Leon Edwards, campeão dos meio-médios, um dos melhores contragolpeadores em todo o UFC. Rápido e muito preciso em seus golpes, o inglês se destaca pela capacidade de criar ângulos para acertar seus oponentes, algo que ficou em evidência nas suas últimas lutas – principalmente quando nocauteou Kamaru Usman para conquistar o cinturão.
Sempre trabalhando com o uso de seus jabs, Edwards se destaca não só pela capacidade de antecipar os golpes de seus adversários, mas pela habilidade de fazer ajustes durante todos os seus confrontos. Contra um oponente tão afiado e metódico, esse pode ser o fator “x” do confronto.
Trata-se de um confronto bastante equilibrado entre dois lutadores de elite na divisão. Leon Edwards leva a vantagem em pé, Colby leva a vantagem no chão, mas os dois são bons o suficiente para anular os pontos fortes de seus adversários. A aposta fica para que o campeão emule o que fez com Usman e replique contra Covington na segunda luta, vencendo por decisão unânime dos juízes na luta principal do UFC 296.