Xô, pickpocket! Brasil supera arbitragem, bate Canadá e segue vivo no Mundial

Paola Zanon | 01/09/2023 - 12:30

O Brasil superou o Canadá e até uma arbitragem horrível em sua estreia na 2ª fase da Copa do Mundo de Basquete e venceu por 69 a 65, se mantendo vivo na competição.

O jogo aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º) e foi válido pela primeira rodada do grupo L, que ainda conta com Espanha e Letônia.

O duelo começou bem equilibrado, mas com maior número de acertos da seleção brasileira, que fechou o primeiro quarto com uma vantagem de três pontos.

No segundo período, o Canadá acertou tanto a defesa, quanto o ataque, e conseguiu sair para o intervalo com 10 pontos a mais que os adversários do sul da América.

A seleção brasileira voltou do intervalo mais focada e com uma defesa muito superior, que freou a pontuação dos adversários durante quase metade do quarto e chegou a ultrapassar a frente no placar.

Os canadenses, por sua vez, conseguiram se recuperar na linha dos três pontos e mantiveram uma vantagem de sete pontos ao chegar no último período.

Brasil x Canadá e arbitragem

O jogo chegou no último quarto completamente aberto, com as duas seleções com chances de ganhar. A defesa brasileira, no entanto, seguiu freando os norte-americanos, que não marcaram nada em quatro minutos, enquanto o Brasil assumiu a vantagem por um ponto.

Os cinco últimos minutos foram os mais dramáticos, principalmente por erros grotescos da arbitragem. A liderança no placar se alternava a cada posse de bola, o que fez os canadenses perderem a paciência e exagerarem nas faltas.

Em determinado lance, enquanto subia para a bandeja, Bruno Caboclo sofreu uma falta que acertou seu rosto. Os juízes chegaram a revisar, mas decidiram que era lance normal de jogo, dando apenas dois lances livres em vez de uma falta técnica para o Canadá.

No contra-ataque canadense, mais um erro grave da arbitragem ao decidir uma posse de bola. Os canadenses erraram um arremesso faltando um segundo para o fim da posse.

Os juízes decidiram que ela voltaria para o Canadá com 14 segundos, o que permitiu com que o Brasil ficasse atrás no placar mais uma vez, com menos de dois minutos de jogo pela frente.

Yago dos Santos assumiu o contra-ataque e colocou o Brasil em vantagem de novo. Diante dos erros, o Canadá se atrapalhou, a defesa brasileira cresceu e a vantagem saltou de um para cinco pontos, com menos de um minuto faltando.

Ao final do jogo, as duas seleções foram para a linha de lance livre, mas o Canadá não conseguiu mais alcançar a pontuação dos adversários.

Destaques do Brasil

O time comandado por Gustavo Conti teve inúmeros destaques em quadra. Na defesa, Gui Santos tomou conta do garrafão e dos rebotes que garantiram os contra-ataques para cima do Canadá.

No ataque, Bruno Caboclo e Yago dos Santos seguraram a posse de bola o máximo de tempo possível e tiveram poucos erros de arremessos, conseguindo cavar falta na maioria das bolas que não caíram na cesta.

Lucas Dias, que saiu do banco, também foi um dos principais nomes da seleção brasileira nesta sexta-feira, mas por outro erro da arbitragem, acabou expulso com cinco faltas —sendo que a quinta falta nunca existiu.

O próximo confronto brasileiro será domingo (3), a partir das 6h45 (horário de Brasília), contra a Letônia. Como Canadá e Espanha, que estavam com vantagem de pontos, perderam os primeiros confrontos da 2ª fase, todos os times do grupo L estão com a mesma pontuação.

Isso significa que as duas seleções que vencerem a segunda rodada no domingo estarão automaticamente classificadas para as quartas de final. Canadá e Espanha se enfrentarão às 10h30.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.