O protagonista de um dos filmes mais marcantes sobre futebol americano dos últimos anos resolveu acabar com a fantasia da história e mostrar a realidade na justiça americana.
Michael Oher, ex-jogador da NFL e que teve sua vida retratada no longa “Um Sonho Possível“, entrou com uma ação na justiça do Tennessee nesta segunda-feira (14) contra a família Tuohy, que lhe acolheu quando ele estava no ensino médio. Oher alega que, ao contrário do retratado na história, ele nunca foi oficialmente adotado pelo casal e que ambos exploraram sua imagem para enriquecer. A informação é da “ESPN”.
O ofício de 14 páginas alega que o casal Sean e Leigh Anne Tuohy não avançaram com as documentações para adotar oficialmente Oher, que foi acolhido pela família enquanto estava no ensino médio e vivia em situação de rua. Além disso, a acusação afirma que o casal teria enganado Michael cerca de três meses antes dele completar 18 anos e fizeram com que ele assinasse um documento tornando ambos como seus tutores, possibilitando que os dois pudessem fazer qualquer contrato usando a imagem do jovem.
O filme Um Sonho Possível foi lançado em 2009 e chamou grande atenção por sua história de superação retratando a vida de Michael Oher e da família Tuohy. No entanto, o jogador nunca teve uma relação amigável com a história, já tendo criticado em diversas oportunidades a forma como ele é retratado nas telas. No processo, Oher cita que Sean e Leigh Anne usaram o termo de tutores para garantirem os royalties do filme para eles e seus dois filhos biológicos, enquanto ele, protagonista, não recebeu um centavo. Ao todo, o longa metragem recebeu cerca de 300 milhões de dólares em rendimentos.
This is a Wild story: Former NFL player Michael Oher, the subject of the ‘Blind Side’ movie with Sandra Bullock has claims that a central element of the story was a lie concocted by the family to enrich themselves at his expense.
He alleges that Sean and Leigh Tuohy never… pic.twitter.com/kI3zfnLPQh
— Dov Kleiman (@NFL_DovKleiman) August 14, 2023
Fim da tutoria e ação pesada
Aos 37 anos de idade, Michael Oher afirma na ação que somente descobriu a verdade dos fatos em fevereiro de 2023 e que ainda continua sob a tutoria do casal. Por isso, seus advogados entram com uma ação para encerrar o poder do casal Tuohy sobre sua imagem e que eles sejam totalmente proibidos de usar seu nome e sua imagem. Desde o lançamento do filme, Sean e Leigh Anne afirmam que o ex-jogador foi adotado pelo casal.
– A mentira sobre a adoção de Michael foi contada pelos tutores Leigh Anne Tuohy e Sean Tuohy, que enriqueceram as custas de seu pupilo, Michael Oher. Michael Oher descobriu a mentira para seu desgosto e constrangimento em fevereiro de 2023, quando soube que a tutela com a qual consentiu com base nisso o tornaria um membro da família Tuohy, na verdade não lhe forneceu nenhuma relação familiar com os Tuohy -, diz um trecho da ação.
LEIA MAIS
+ Quem são os melhores running backs da NFL? Confira o top-10
++ Patrick Mahomes: por que o melhor QB da NFL não é o mais bem pago?
A ação também alega que a mentira contada pelo casal da família Tuohy foi propositalmente contada a Michael e ao público, desde dezembro de 2004, para enriquecer usando o nome de Oher. Além disso, a intenção é que o casal pague ao ex-jogador uma boa parte dos lucros, além de uma compensação financeira não determinada e danos morais.
Michael Oher atuou na NFL por oito temporadas e foi selecionado no primeiro round do Draft de 2009 pelo Baltimore Ravens, fazendo parte do elenco que conquistou o Super Bowl XLVIII em 2013.
Siga o Quinto Quarto nas redes sociais!
Twitter
Facebook
Instagram