Quem são os melhores running backs da NFL? Confira o top-10

Pedro Rubens Santos | 03/08/2023 - 08:00

O running back (RB) é um dos jogadores que mais toca na bola durante uma partida da NFL. Os corredores são muito acionados na busca pelo ganho de jardas terrestres, e todo time tem ao menos um especialista que representa um pesadelo para as defesas adversárias. Mas quem são os melhores nessa posição?

Todo ano, a ESPN conduz uma ampla pesquisa com jogadores, técnicos, olheiros e executivos de equipes da NFL para descobrir quem são os melhores de cada posição. Mais de 80 especialistas enviaram seus votos e, com isso, é montado um top-10.

LEIA MAIS

+ Astro da NFL desabafa sobre running backs: ‘Pior posição’

+ Quem são os maiores quarterbacks da história da NFL?

Além dos 10 principais nomes, algumas menções honrosas — atletas muito citados e que quase conseguiram um lugar no ranking, mas acabaram de fora — ganham espaço na lista.

Então, afinal, quem são os melhores RBs da NFL?

Os melhores running backs da NFL

A lista a seguir foi montada segundo votos de mais de 80 jogadores, técnicos, olheiros e executivos da NFL em pesquisa conduzida pela ESPN.

1) Nick Chubb

Cleveland Browns

Nick Chubb, Cleveland Browns, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@Browns
Foto: Reprodução/Twitter/@Browns

É difícil argumentar contra os números, e Nick Chubb tem muitos deles ao seu lado na disputa pelo posto de melhor running back da NFL. Desde que entrou na liga, em 2018, ele tem média de 5,2 jardas por carregada, melhor marca entre todos os jogadores.

Aos 27 anos, Chubb conta também com a segunda melhor média da história da NFL em jardas por corrida (5,2), entre jogadores com ao menos mil tentativas. O líder é Jamaal Charles, com 5,4. 

Em 75 jogos na liga, o astro dos Browns tem 52 touchdowns anotados, sendo 48 corridos. Ele não é das maiores armas recebendo passes, mas seus instintos e visão são suficientes para garantir o primeiro lugar no ranking.

2) Christian McCaffrey

San Francisco 49ers

Christian McCaffrey, 49ers, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@NFL
Foto: Reprodução/Twitter/@NFL

McCaffrey deu a volta por cima após os seguidos problemas de lesão que atrapalharam sua passagem pelo Carolina Panthers. Desde que foi trocado para os 49ers, em outubro de 2022, o astro anotou 13 touchdowns em 14 jogos, incluindo os playoffs.

Ameaça tanto pelo chão como pelo ar, o running back de 27 anos é um dos jogadores mais versáteis da NFL e uma das peças mais importantes do ataque de San Francisco. Além de oito TDs corridos e cinco recebidos, ele ainda conseguiu um lançando a bola.

3) Josh Jacobs

Las Vegas Raiders

Josh Jacobs, Raiders, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@NFL
Foto: Reprodução/Twitter/@NFL

Líder da NFL em jardas corridas na última temporada, com 1.653, Jacobs, de 25 anos, está entrando em sua quinta temporada profissional com 40 touchdowns em 60 jogos.

Curiosamente, nenhum desses TDs foi recebendo a bola — todos saíram em corridas. Ainda assim, ele se tornou, na última temporada, o primeiro jogador desde DeMarco Murray em 2014 a ter 1.500 jardas corridas e 400 jardas recebidas.

4) Saquon Barkley

New York Giants

Saquon Barkley, running back do New York Giants (Foto: Icon Sport)
Foto: Icon Sport

O running back de 26 anos dos Giants é um talento nato, reconhecido como tal desde que estava na universidade. As lesões foram um problema recorrente em seus cinco anos de NFL, mas, na última temporada, Barkley teve seus melhores números em tentativas de corrida e jardas por jogo.

De volta à melhor forma, ele ajudou sua equipe a voltar aos playoffs, o que não ocorria desde 2016, e contribuiu para melhorar o desempenho do quarterback Daniel Jones.

5) Derrick Henry

Tennessee Titans

Derrick Henry, Titans, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@NFL
Foto: Reprodução/Twitter/@NFL

Fechando o top-5, um dos corredores mais fortes e assustadores de toda a NFL. Derrick Henry se destaca por suas jogadas físicas, com stiff arms e quebra de tackles. Tanto é que suas 888 jardas após o contato em 2022 foram a melhor marca desde que Adrian Peterson teve 1.019 em 2012.

Com 29 anos, Henry se aproxima da reta final da carreira e já levanta dúvidas sobre a manutenção de sua produtividade. Os Titans seguem utilizando-o com frequência e colocando o astro no centro de seu plano de jogo ofensivo.

6) Jonathan Taylor

Indianapolis Colts

Jonathan Taylor, Colts, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@NFL
Foto: Reprodução/Twitter/@NFL

A temporada 2022 de Taylor não foi tão boa quanto a campanha histórica de um ano antes, quando o jovem corredor dos Colts anotou 18 TDs e teve mais de 100 jardas por partida. Mesmo assim, seus talentos não passaram despercebidos pelos votantes, e ele alcançou o sexto lugar no ranking da posição.

O running back de apenas 24 anos ainda tem espaço para evolução e pode crescer no aspecto criativo. Atrás de uma linha ofensiva de elite, como a de Indianapolis em 2021, sua produção foi incrível. Agora, a NFL se questiona se ele é capaz de fazer o mesmo sem tanta ajuda.

7) Alvin Kamara

New Orleans Saints

Alvin Kamara, Saints, NFL. Foto: Michael C. Herbert/New Orleans Saints
Foto: Michael C. Herbert/New Orleans Saints

Aos 27 anos, a produção de Kamara caiu bastante na temporada passada. Após ser uma grande arma do ataque dos Saints com suas quebras de tackles e muitas recepções de passe, os últimos anos foram mais complicados para o RB, especialmente por conta da aposentadoria de Drew Brees.

Sem o lendário quarterback no comando do ataque, o time de New Orleans sofreu e teve campanhas medianas, o que afetou o desempenho de Kamara. Mas nem mesmo a baixa produção foi capaz de tirá-lo do top-10, afinal, seus instintos e equilíbrio marcante são características raras de se ver.

8) Dalvin Cook

Sem time

Dalvin Cook, Vikings, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@NFL
Foto: Reprodução/Twitter/@NFL

Dalvin Cook fez história no Minnesota Vikings, mas deixou a equipe para se tornar um agente livre no mercado da NFL nesta intertemporada. Ele é um dos dois jogadores a conseguirem mil jardas em cada uma das quatro últimas temporadas — o outro é o líder dessa lista, Nick Chubb.

Com ótima leitura de espaços e explosão, Cook seria uma grande adição para qualquer time que consiga contratá-lo. Aos 27 anos, ele mostrou que ainda tem muita lenha para queimar.

9) Tony Pollard

Dallas Cowboys

Tony Pollard, Cowboys, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@dallascowboys
Foto: Reprodução/Twitter/@dallascowboys

A presença de Pollard na lista pode ser surpreendente para alguns, mas o antigo reserva de Ezekiel Elliott finalmente ganhou o reconhecimento merecido no ano de 2022. Foram mais de mil jardas corridas e um total de 12 touchdowns ao longo da temporada, além da vaga de titular com a saída do antigo número 1 da posição.

A experiência no time inicial ainda é bem pequena, e Pollard precisa provar, em 2023, que deixou de vez a sombra da concorrência e pode ser “o cara” do jogo terrestre dos Cowboys.

10) Austin Ekeler

Los Angeles Chargers

Austin Ekeler, Chargers, NFL. Foto: Reprodução/Twitter/@NFL
Foto: Reprodução/Twitter/@NFL

O veterano de 28 anos construiu toda a sua carreira nos Chargers, mas foi nas duas últimas temporadas que explodiu de vez. Tanto em 2021 como em 2022, o RB teve mais de 200 tentativas de corrida, ultrapassando as 900 jardas.

Possivelmente subestimado, Ekeler anotou 40 touchdowns nos seus últimos 34 jogos. Uma produção dessa magnitude coloca o astro com méritos no top-10.

Menções honrosas:

Aaron Jones (Green Bay Packers), Dameon Pierce (Houston Texans), Breece Hall (New York Jets), Travis Etienne (Jacksonville Jaguars), Rhamondre Stevenson (New England Patriots) e Kenneth Walker III (Seattle Seahawks).