Em qual posição Tom Brady fica entre os melhores quarterbacks na história da NFL?

Jamis Gomes Jr. | 03/02/2023 - 10:32

A NFL já contou com grandes nomes como Peyton Manning, John Elway, Dan Marino, entre outros. Mas, agora aposentado, onde fica Tom Brady entre as lendas da posição na NFL?

Naturalmente, as pessoas têm seu QB preferido, porém o maior é Tom Brady, principalmente, devido seu recorde de Super Bowls. Será que o eterno camisa 12 também o melhor? Confira.

Existe algum quarterback melhor que Tom Brady na história da NFL?

Tem quem goste de tal jogador pela resistência física, pela velocidade nos passes ou inteligência para organizar seus companheiros. Dentro disso, você pode lembrar da condição atlética de John Elway ou do passe de Dan Marino.

Isso faz parte da opinião subjetiva, no entanto, no que tange a objetiva, muito dos argumentos são pautados em resultados. Não adianta ser bom em uma disciplina e não passar nas demais. Logo confira uma análise dos melhores QB na história da liga em ordem decrescente:

Joe Montana

Foto: NFL
Foto: NFL

Seria difícil Montana não estar presente nesta lista. Para muitos, Joe Montana é melhor que todos os outros. Com passagens pelo San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs, Joe venceu quatro Super Bowls e foi eleito o MVP da final em três das quatro vezes que ganhou a grande final.

Conhecido como Joe Cool pela sua tranquilidade para organizar o time em momentos de pressão, Montana nunca perdeu um Super Bowl, provando seu poder de decisão, contando muito para definição quando o assunto é sobre os maiores em qualquer esporte.

Por fim, provavelmente durante seus anos finais e até por um período da aposentadoria, Joe foi considerado quase de forma unânime o melhor de todos os tempos. Contudo, o tempo não para e outros jogadores brilharam tanto quanto a lenda Joe Montana eventualmente.

Aaron Rodgers

Foto: NFL
Foto: NFL

Para não haver criticas sobre sua colocação, Rodgers pode ficar no terceiro lugar. Em todo caso, a segunda colocação não seria nada absurdo também. Apesar de Aaron ter conquistado somente o Super Bowl XLV em toda sua carreira, a lenda do Green Bay Packers foi eleito o MVP daquela final.

Ademais, como prova de sua habilidade e longevidade, Aaron Rodgers já venceu o prêmio de MVP da NFL em quatro oportunidades, sendo as duas últimas conquistas com mais de 35 anos.

Aaron Rodgers é um daqueles casos em que sem um bom coletivo a conquista não se sustenta. Fato é que quando se trata de avaliações individuais, Aaron é um dos melhores.

Contudo, devido as poucas conquistas coletivas, não seria 100% justo com outros que ganharam tanto no individual quanto edificando seus companheiros ao topo do jogo.

Peyton Manning

Foto: CNN
Foto: CNN

Peyton Manning obteve mais conquistas coletivas e individuais que Rodgers. Como são dois argumentos fortes, Peyton fica acima. Em resumo, Manning atuou pelo Indianapolis Colts e Denver Broncos, conquistando cinco prêmios de MVP da liga neste tempo.

Enfim, cabe lembrar que em sete ocasiões, Peyton Manning esteve no First-team All-Pro e que Manning é um dos poucos campeões do Super Bowl a fazê-lo por duas equipes diferentes, engrandecendo seu legado.

Tom Brady

Foto: People
Foto: People

No fim, o Goat é Tom. Muitos já comentavam antes de suas aposentadorias. Claro que cada um tem seu jogador preferido, mas é difícil discutir com conquistas tão estrondosas como as de Tom Brady.

Além de todas as marcas individuais em passes, jardas, entre outras, Tom Brady é simplesmente de longe o maior campeão do Super Bowl (7). Prova de seu capacidade para liderar e aproveitar os talentos com os quais jogou, além de suas próprias habilidades em momentos de decisão.

Por mais que tenha perdido algumas decisões, sua longevidade enquanto um dos melhores e mais vitoriosos do esporte, colocam Brady no topo.

No fim, a conquista com o Tampa Bay Buccaneers também tirou aquele estigma de que sem os companheiros do New England Patriots, o lendário camisa 12 não conseguiria vencer um Super Bowl.

+ confira também: Vai sair? Prováveis destinos de Jimmy Garoppolo

 

Foto destaque: Divulgação/CNN

Escrito por Jamis Gomes Jr.
Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Quinto Quarto BR com vocês nas notícias das nossas queridas NBA, MLS, NFL, NHL, MLB e MMA.