A decisão de Kyle Shanahan em receber a bola primeiro depois de vencer o cara ou coroa na prorrogação foi alvo de grandes questionamentos após o Super Bowl LVIII. San Francisco 49ers liderou a partida por 10 pontos de vantagem, mas viu seu adversário conquistar o título cobiçado.
— É apenas algo sobre o qual conversamos. Nenhum de nós tem muita experiência com isso. Mas analisamos todas as análises e conversamos com esses caras. aqueles que tiveram a chance de vencer. Conseguimos aquele field goal, então sabíamos que tínhamos que mantê-los em pelo menos um field goal, e se o fizéssemos, então pensamos que estava em nossas mãos depois disso. –, disse Kyle Shanahan para defender sua decisão.
Kyle Shanahan and players are at the podium. https://t.co/RE9VaaZzuA
— San Francisco 49ers (@49ers) February 12, 2024
Anteriormente, a escolha de receber a bola primeiro era algo óbvio, já que o time que marcasse o primeiro touchdown da prorrogação venceria automaticamente o jogo. Tal ideia ainda é verdade no formato da temporada regular, mas as regras no período da prorrogação da pós-temporada foram modificadas antes da temporada de 2022 para garantir que ambas as equipes tenham a posse de bola no período extra.
Kyle Shanahan também deixou claro que a decisão foi predeterminada antes do Super Bowl LVIII.
#SBLVIII is going to overtime! ?
— NFL (@NFL) February 12, 2024
O retrospecto do San Francisco 49ers no Super Bowl
A derrota do último domingo diante do Kansas City Chiefs ampliou a sequência de derrotas consecutivas de São Francisco no Super Bowl para três. Duas dessas ocorreram sob o comando de Shanahan. Ambas as derrotas vieram com os 49ers liderando no quarto período, mas a última gira em torno de hipóteses à respeito de sua decisão na prorrogação.
— Vamos levar algum tempo. Vamos superar isso. E volte no próximo ano pronto para ir. — concluiu o técnico.
Final from #SBLVIII. pic.twitter.com/m6YzgMxPph
— San Francisco 49ers (@49ers) February 12, 2024
VEJA TAMBÉM:
+ Super Bowl: Jogador dos Niners desabafa após derrota
++ Super Bowl: Patrick Mahomes vence o prêmio de MVP da final