A princípio a NFL havia anunciado a mudança de parte da franquia do Cleveland Browns, para Baltimore, dessa forma, e com isso os Ravens precisavam de uma identidade para atrair fãs. Então no Draft de 1996 os Ravens selecionaram Jonathan Ogden com a quarta escolha, e Ray Lewis com a 26 escolha, dois futuros Hall da fama.
Nascido em 15 de maior de 1975 na Flórida, Ray Lewis teve uma carreira no College de muito sucesso na Universidade de Miami. O linebacker foi eleito para o time All-American duas vezes e se tornou o quinto jogador com mais tackles na história da Universidade de Miami, mesmo jogando apenas três temporadas.
NA NFL
A liderança, agressividade e consistência de Ray Lewis direcionaram a franquia dos Ravens e construíram uma cultura que é seguida até hoje. O linebacker passou 17 temporadas vestindo o icônico numero 52 dos Ravens, e não demorou muito para ganhar seu primeiro Super Bowl. Na temporada de 2000, Ray Lewis liderou uma das melhores defesas da história da NFL. A defesa dos Ravens estabeleceu recorde de apenas 165 pontos permitidos, 970 jardas cedidas e liderou naquela temporada toda a NFL em seis categorias defensivas. E assim venceu o Super Bowl XXXV após apenas quatro anos de existência da franquia, e além disso, Ray Lewis foi eleito o MVP do Super Bowl.
Ray Lewis venceu o prêmio de defensor do ano duas vezes (2000 e 2003), além de jogar 13 vezes no Pro-Bowl e ser eleito sete vezes para o primeiro time All-Pro. Também contou presença do time dos melhores da história feito pela própria NFL em comemoração dos 100 anos da liga.
Ray Lewis, Lawrence Taylor and Bruce Smith are some of the defensive legends that made the #NFL100 All-Time Team 💪
Check out the rest of this stacked cast ⤵️ (via @NFL) pic.twitter.com/HjqbtX083P
— NFL on ESPN (@ESPNNFL) November 30, 2019
A ÚLTIMA DANÇA
Em 2012, Ray Lewis sofreu uma lesão no tríceps e anunciou sua aposentadoria ao fim da temporada. No entanto, o linebacker surpreendentemente se recuperou a tempo de jogar sua última partida no M&T Bank Stadium, onde ele pode fazer sua despedida.
Após derrotar os Broncos e Patriots, os Ravens enfrentaram os 49ers de Colin Kaepernick no Super Bowl e venceram o segundo título de sua história. Dessa forma Ray assumiu o incontestável posto de ídolo dos Ravens. Ray Lewis se aposentou com um total de 228 jogos, 2061 tackles, 41.5 Sacks, 31 interceptações, 19 fumbles forçados e um safety.
Imagem Destaque: Reprodução/Baltimore Ravens