Playoffs da NFL: Finalmente, chegou a vez de Matthew Stafford com os Rams?

Marcelo Cartaxo | 13/01/2024 - 10:55

O Los Angeles Rams teve uma das melhores recuperações da temporada. Vindo de uma temporada negativa, como o time recém campeão do Super Bowl que teve a pior campanha de um time que havia acabado de ser campeão, os Rams entraram em 2023 desacreditados, e até conseguirem a classificação, continuaram com o status de underdog.

Entrando em campo contra o Detroit Lions no Ford Field na primeira rodada dos playoffs, os Rams não são os favoritos, mas com o quarterback Matthew Stafford enfrentado o time que jogou por mais de uma década, as emoções estarão afloradas em um dos confrontos mais esperados da rodada de wild-card.

Por que o Los Angeles Rams classificou-se aos playoffs?

Acima de tudo, a base do time nos dois lados da bola é bem estruturada. No ataque, Sean McVay, conhecido por ser considerado um dos melhores técnicos da NFL, comanda as jogadas de ataque em um sistema ofensivo com o quarterback Matthew Stafford, wide-receivers Cooper Kupp e Puca Nakua, o running back Kyren Williams e uma linha ofensiva que segura o adversário tempo o suficiente para Stafford encontrar seus alvos.

Los Angeles tem uma campanha equilibrada desde o início do ano, vencendo e perdendo na mesma constância. A exemplo disto, na semana oito, na metade da temporada, o time tinha três vitórias e cinco derrotas. Desde então, venceu sete dos nove jogos que disputou, com Stafford muitas vezes abaixo das 300 jardas, enquanto Kyren Williams, Cooper Kupp e Puca Nakua apareciam para finalizar as jogadas e decretar as vitórias.

A defesa liderada por Aaron Donald não é a mesma que venceu o Super Bowl há três anos. Com as saídas de Von Miller, Leonard Floyd, Jalen Ramsey e Taylor Rapp, Los Angeles encontrou a proteção no fundo do campo com Akhello Whiterspoon, um dos defensive backs mais implacáveis da temporada quando se trata de tackles

O principal jogador: Matthew Stafford

Matthew Stafford soma 56,047 jardas passadas, sendo uma das maiores marcas ativas hoje na NFL (Foto: Icon Sport)

O quarteback com uma legião de fãs tanto em Detroit quanto em LA é o principal jogador dos Rams desde sua primeira temporada com a franquia (2021). Com 3,965 jardas, 24 touchdowns e 11 interceptações na temporada, Stafford é o grande responsável por comandar a “temporada vitoriosa” dos Rams.

Com o sonho de ser mais uma vez campeão com Los Angeles, deve antes enfrentar a instituição que uma vez já foi o principal nome. Stafford durante seus anos em Detroit teve o azar de estar em uma franquia conhecida por ser fracassada, mas jogando ao lado de Calvin “Megatron” Johnson, Matthew coleciona lances empolgantes responsáveis por mostrar o talento do quarterback para o mundo.

Razões para acreditar que os Rams podem chegar no Super Bowl

Os principais jogadores do ataque e na defesa estavam presentes quando os Rams venceram a NFL em 2021, mostrando alto nível de futebol e fazendo jogadas importantes quando importava.

Aaron Donald decretou a vitória no Super Bowl com um último sack em Joe Burrow que forçou os Bengals a devolverem a posse de bola e entregarem o título para LA. Único remanescente de peso daquela defesa campeã, aos 32 anos Aaron Donald ainda tem gasolina no tanque para mais uma pós temporada com os Rams.

No ataque, Sean McVay manteve Matthew Stafford e Cooper Kupp, a dupla mais letal da NFL naquele ano e adicionou uma peça importante: Puka Nacua.

Quando os Rams parecem estar prestes de fazer algo incrível, adicionam um wide receiver para servir como coadjuvante de luxo de Kupp, e acabam fazendo jogadas importantes, como Odell Beckham Jr, responsável pelo primeiro touchdown do Super Bowl.

A diferença aqui é que Odell era free agent, enquanto Puka foi draftado pela franquia em 2023. O novato havaiano é o favorito para vencer o prêmio de Rookie of the year.

Com estas armas ainda mostrando vitalidade física apesar de serem considerados veteranos, os Rams buscavam apenas a chance de disputar os playoffs, e agora pode surpreender a todos avançando para uma eventual final de conferência na NFC.

Razões para acreditar que os Rams não chegarão no Super Bowl

Além de uma campanha mediana, o Los Angeles em 2021 quando foi campeão do Super Bowl fez duas contratações importantes de jogadores que estavam na free agency. Ou seja, eram elegíveis a serem contratados por qualquer time que disputasse os playoffs.

Assim, os Rams contraram o edge rusher Von Miller e o wide receiver Odell Beckham Jr. Von reforçou a linha defensiva e aumentou a pressão que seria exercida ao quarterback adversário, se juntando a Aaron Donald e Leonard Floyd nas investidas para tentar o sack. Miller terminou com cinco sacks em pós temporada naquele ano e optou por não assinar novamente com LA.

Odell, assim como Von, deixou os Rams após o título. Se recuperando de um rompimento de ligamento do joelho após fazer o primeiro touchdown do Super Bowl, OBJ não jogou na temporada seguinte (2022-23), e optou por assinar com o Baltimore Ravens em 2023. Sem estas peças que foram fundamentais no título de 2021, a chance dos Rams de repetirem o feito é quase nula.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.