O Philadelphia Eagles, de Jalen Hurts, entra nos playoffs como um dos principais nomes da NFC, mas com uma “ajudinha” dos jogadores secundários. O time que comanda a NFL em touchdowns terrestres feitos por um quarterback entra na pós temporada contestado pelo mal desempenho na reta final da temporada, mas com o time 100% saudável, podem lembrar do que o time dos Eagles é feito.
Com uma história de jogadores talentosos e ferozes, o elenco atual de Philly não é tão diferente quanto aqueles times que contaram com Brian Dawkins ou Michael Vick, mas para chegar longe nos playoffs vão precisar passar pelo Tampa Bay Buccaneers na Flórida. Mesmo com uma campanha melhor após 17 rodadas, os Bucs foram campeões de divisão, o que qualifica o time a sediar a primeira – e até aqui a única – partida de playoffs no Raymond James.
Conteúdo
Por que o Philadelphia Eagles classificou-se para os playoffs?
Entrando na temporada, o Philadelphia Eagles era o principal nome da NFC para voltar ao Super Bowl nesta temporada, mas com alguns tropeços no meio do caminho e com os 49ers contando com Brock Purdy e Chrisitan McCaffrey para primeira temporada completa com o uniforme dos Niners, os Eagles foram perdendo espaço. Ainda assim garantiram a campanha de 11 vitórias e seis derrotas e o segundo lugar na NFC Leste.
Jalen Hurts é o quarterback que boa parte dos times na liga gostariam de ter. Braço forte, compostura em campo, sabe passar a bola em movimento e protagoniza boas jogadas terrestres quando tem a oportunidade de correr com a bola.
Mesmo com Hurts quebrando o recorde de mais touchdowns terrestres em uma única temporada por um quarterback, os running backs dos Eagles aparecem correndo do backfield e levando perigo eminente a todo momento. DeAndre Swift, Kenneth Gainwell e Boston Scott integram um dos elencos de maior profundidade na liga atualmente.
Ainda assim, parece não ser o grande trufo do time, que conta com três dos melhores jogadores de linha ofensiva da NFL: Jason Kelce, Lane Johnson e Jordan Mailata. Protegendo Hurts para evitar que seja atrapalhado na hora de dar passes, o trio segura a defesa tempo o suficiente o quarterback procure A.J. Brown, Quez Watkins, DaVonta Smith e Dallas Goedert no campo.
A defesa, por sua vez, perdeu parte da tenacidade que tinha na temporada passada. O principal jogador de linha defensiva, Javon Hargrave, se juntou aos 49ers, mas os Eagles deram jeito recrutando Jalen Carter no draft de 2023. Ainda contando com Haason Reddick, Darius Slay, Fletcher Cox, Jordan Davis, Brandon Graham, a defesa de Philly é uma das mais temidas da NFL.
O principal jogador: Jalen Hurts
O quarterback do Philadelphia Eagles não teve uma temporada das melhores em números. Alcançando às 3,858 jardas passadas, Jalen passou para 23 touchdowns e 15 interceptações, tendo uma das piores relações entre TD-INT da liga em 2023.
O estilo de jogo dos Eagles não demanda tanto do quarterback em passes, já que o mesmo recebeu vários “empurrões” para dentro da endzone em posse da bola. Contudo, Jalen tem um braço forte e a resiliência para continuar tentando vencer tanto pela terra quanto pelo ar.
Razões para acreditar que os Eagles podem chegar ao Super Bowl
Além das melhores peças no ataque e na defesa permanecendo da temporada passada para a atual, o time comandado por Nick Sirianni possui jogadores do mais alto calibre na NFL. Uma das melhores linhas ofensivas da liga, trio de wide-receivers dos mais potentes, intensidade e fisicalidade dos jogadores de defesa indo para cima do quarterback ou protegendo o fundo do campo.
Ainda assim, seu maior trunfo é o “tush push”, jogada considera imparável que consiste em empurrar o quarterback em uma descida curta ou um touchdown para menos de cinco jardas. Estas são algumas das características dos Eagles que podem levar o time novamente ao Super Bowl.
Razões para não acreditar que os Eagles chegarão ao Super Bowl
Philly teve uma temporada consistente até enfrentar uma sequência de jogos contra outros times potentes na NFL. Para começar, foram derrotados pelos 49ers por 42 x 19 jogando no Lincoln Financial Field, na Philadelphia. Em seguida, foram até Dallas para o confronto de divisão contra os Cowboys e perderam a segunda consecutiva. Por último, a derrota mais inacreditável da sequência: 20 x 17 para o Seattle Seahawks.
Com a exceção dos Seahawks, todas as derrotas foram para times que estão na pós-temporada no lado da NFC, e que eventualmente os Eagles precisarão enfrentar, como é caso dos 49ers.
Com a melhor campanha da NFC em 2023, San Francisco conseguiu a folga na primeira rodada e espera o campeão de Buccaneers x Eagles na semana seguinte no Levi´s Stadium. Ou seja, conseguiu 11 vitórias, mas quando esteve diante de equipes que contestam algo os Eagles acabaram cedendo à pressão.