Playoffs da NFL: Chegou a hora do Lions mostrar a sua garra

Marcelo Cartaxo | 13/01/2024 - 13:03

O Detroit Lions é considerada uma das gratas surpresas da temporada, se não a maior delas. Um time que há mais de 30 anos não vencia a NFC North, e não sediavam uma partida de playoffs no Ford Fiel desde janeiro de 1994, está de volta aos playoffs, e dessa vez como um dos times mais surpreendentes e inexplicáveis da temporada. Os Lions de Jared Goff recebem o Los Angeles Rams, de Matthew Stafford.

O Detroit Lions terminou a temporada com 12 vitórias e cinco derrotas. Com técnico Dan Campbell no comando do time, os Lions deixaram de ser uma das maiores piadas da NFL para se tornar o time a ser batido na NFC North. Campbell, que foi jogador dos Lions entre 2006 e 2008, voltou ao comando da franquia como treinador em 2021 e transformou o time com sua mentalidade e crença naqueles que ali estão.

Por que o Detroit Lions classificou-se para os playoffs?

O Detroit Lions começou a temporada 2023 com o pé direito. Derrotando o Kansas City Chiefs por 21 x 20, os Lions fizeram o improvável em uma partida fora de casa contra o então campeão da NFL. Desde então, a temporada foi positiva para os Lions, sem que ficassem negativados em nenhum momento no decorrer da campanha, algo inédito para o time após anos de campanhas negativas.

Anteriormente, os Lions contavam com o quarterback Matthew Stafford, mas em uma troca com o Los Angeles Rams, o time da Califórnia enviou Jared Goff em uma troca entre quarterbacks. A partir disto, Dan Campbell começa a montar o time em volta do estilo de jogo de Goff, que aparenta ser mais confiantes dentro do pocket.

Com um dos melhores center dos últimos anos no college football, Penei Sewell, a proteção primária no meio da linha é formada, dando confiança para o quarterback começar a lançar suas espirais, considerada das mais bonitas na liga atualmente. Com dois jovens wide receivers (Donovan Peoples-Jones e Amon-Ra St. Brown), Goff conta com a vitalidade física de seus alvos preferidos da temporada para ajudar os Lions na campanha atual.

O principal jogador: Jared Goff

Jared Goff, do Detroit Lions. Foto: Icon Sport

Goff chegou ao Super Bowl em 2018 com o Los Angeles Rams, mas não levou a vitória diante do New England Patriots em seu último título como a “dinastia patriots”. Poucos anos após isto, os Rams negociaram Jared Goff com o Detroit Lions, e em uma tentativa de adquirir Matthew Stafford, acabaram dando os Lions um futuro.

Hoje, o quarterback dos Lions é o segundo com mais jardas na temporada (4,575), o 4º com mais touchdowns (30) e um dos que foi menos interceptado entre todos aqueles que disputaram na temporada até aqui (12).

Razões para acreditar que os Lions podem chegar ao Super Bowl

Os Lions chegam nos playoffs como um dos times mais consistentes da NFL, e mais do que nunca tem uma chance de alcançar uma vaga no Super Bowl, algo inimaginável para a franquia poucos anos atrás. Com Goff comandando o ataque e encontrando Donovan Peoples-Jones e Amon-Ra St. Brown em passes rápidos, a chance de Detroit continuar batendo nas defesas da conferência nacional é alta.l

O ataque é o maior trunfo do time, contando com Peoples-Jones, St. Brown, Jahmyr Gibbs, Jameson Williams e Sam Laporta, um tight-end novato que chama atenção pela maturidade apresentada ainda na temporada como calouro.

Enfrentando os Rams na primeira parada, na rodada de wild-card, estará diante de um time que além de Akhelo Whiterspoon não possui referências na proteção ao fundo do campo, e caso Jared Goff tenha tempo para lançar pode levar grande perigo.

A garra dos Lions é sua melhor característica. A cultura de serem o time que ninguém quer nos playoffs, mas ainda assim estando ali é a grande carta na manga para Detroit, modo de jogar que Dan Campbell exemplificou logo em sua primeira coletiva de imprensa como treinador dos Lions.

Razões para acreditar que os Lions não chegarão no Super Bowl

O caminho para o Super Bowl na NFC não é dos mais fáceis. Passando pelo Los Angeles Rams, os Lions enfrentam o vencedor de Dallas Cowboys x Green Bay Packers, dois times que se mostraram duros na reta final da temporada regular. Em especial, os Packers que conseguiram a classificação após derrotarem o Chicago Bears, um de seus maiores rivais, para garantir a vaga nos playoffs.

Além disso, caso avance mais na competição pode enfrentar times que estão entre os mais fortes da NFL atualmente: San Francisco 49ers ou Philadelphia Eagles (caso vença os Buccaneers).

Indo em direção ao Super Bowl, o Detroit Lions entra em uma atmosfera a qual a franquia não está acostumada, o que pode ser o grande limitador para o avanço do time até o Super Bowl.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.