Playoffs da NFL: McCaffrey é a esperança dos 49ers para chegar ao Super Bowl?

Marcelo Cartaxo | 18/01/2024 - 16:03

Os playoffs da NFL já começaram, e com a vitória do Green Bay Packers sobre o Dallas Cowboys, Jordan Love e companhia vão até San Francisco para enfrentar os 49ers. Uma tarefa complicada, dado ao passado com Aaron Rodgers na posição de quarterback.

Os 49ers entram em campo pela primeira vez nos playoffs no divisional round. Enquanto o restante dos classificados se enfrentaram na rodada de wild card, os Niners assistiam para saber quem seria o time que o enfrentaria no Levi´s Stadium, um dos estádios mais icônicos na história da NFL. Com lendas como Joe Montana, Steve Young e Jerry Rice correndo no gramado em Santa Clara, SF aparece como uma das franquias de maior destaque na NFL.

Na temporada atual foram 12 vitórias e cinco derrotas, dominando todos os aspectos do jogo desde o special teams, passando pelo ataque e a defesa forçando turnovers. Os Niners, assim como os Ravens, tem um dos elencos mais equilibrados da liga, e com Brock Purdy, Christian McCaffrey, Deebo Samuel, Nick Bosa, Fred Warner e outros nomes fortes no elenco, os 49ers são o time a ser batido na NFC.

Por que os 49ers classificaram-se para os playoffs?

O caminho até o primeiro lugar da NFC começa na temporada passada. Ainda no primeiro jogo, Trey Lance, quarterback draftado pelos Niners em 2021 machuca o joelho e encerra sua participação na temporada. O veterano Jimmy Garoppolo assume, e na semana 13 enfrentando o Miami Dolphins acaba sofrendo uma fratura no pé. O terceiro quarterback do elenco era Brock Purdy, o Mr Irrelevant.

O último jogador a ser recrutado no draft ganha o apelido de “Senhor Irrelevante”, justamente pelo fato de ter sido o último a ser escolhido no recrutamento. Brock assume a titularidade contra os Dolphins, e sem cometer turnovers passou para dois touchdowns. O técnico Kyle Shanahan continuou com o novato pelo restante da temporada, e quando os playoffs chegaram Brock não saiu de campo.

Comandando o time até a final da NFC contra os Eagles, Brock foi peça fundamental no ataque, ajudando o time com passes firmes. De novo, sem cometer turnovers. Para a tristeza do torcedor, Purdy machucou o ombro durante a partida, e os Niners ficaram pelo caminho. Em 2023, Brock volta como titular e passa para 4,280 jardas, 31 touchdowns e 11 interceptações.

A defesa, por sua vez, é um caso a parte. Nick Bosa, Chase Young, Javon Hargrave, Chase Young, Fred Warner, Dre Greenlaw, Talanoa Hufanga, Anthony Brown, Charvarius Ward e Javon Kinlaw aparecerem para parar o ataque adversário, sendo ranqueado como uma das melhores defesas da liga nesta temporada.

O principal jogador: Christian McCaffrey

Christian McCaffrey teve 120 jardas no primeiro tempo na vitória dos 49ers contra Seahawks. Foto: IconSport

McCaffrey teve uma carreira universitária excepcional na Universidade de Stanford, onde se destacou como um dos melhores running backs do país. Sua versatilidade e habilidades multifacetadas o tornaram uma ameaça constante para as defesas adversárias. Ele foi finalista do prêmio Heisman Trophy em 2015 e estabeleceu vários recordes universitários durante sua passagem pelos Cardinals de Stanford.

O talento de McCaffrey se traduziu em sucesso na NFL, onde foi selecionado pelos Carolina Panthers na primeira rodada do Draft de 2017.

Desde então, ele se tornou uma peça fundamental no ataque dos Panthers, demonstrando não apenas sua habilidade como corredor, mas também como receptor e retornador de chutes. Na temporada, foram 1,459 jardas corridas e 14 touchdowns. No total, foram 2,023 jardas de scrimmage (passes recebidos e corridas) e sete touchdowns recebidos.

Razões para acreditar que os 49ers podem chegar ao Super Bowl

O San Francisco 49ers é o time favorito no lado da NFC para chegar no Super Bowl. O time comandado por Kyle Shanahan mostra o dinamismo que o treinador buscou desde quando assumiu o time em 2017. Com wide receivers capazes de fazer o que Shanahan idealiza para o time,mas uma peça faltava: Christian McCaffrey. O running back All American é considerado o melhor jogador da NFL na temporada atual.

Correndo ferozmente com a bola nas mãos, recebendo passes tanto em screen quanto de média a longa distância, CMC é um dos jogadores mais seguros do time, independente da situação. Ao lado de Deebo Samuel, Brandon Ayuk, George Kittle, Ray Ray McCloud III e Elijah Mitchell, McCaffrey está em um dos ataques mais dinâmicos da liga. Um fator que potencializa seu talento.

A defesa repleta dos melhores nomes da liga entra em campo com uma missão em cada posse do adversário: devolver a bola para Purdy.

Com Nick Bosa e Chase Young nas beiradas da linha defensiva, Javon Hargrave pressionando pelo meio, Fred Warner de olho nos passes no meio do campo, Dre Greenlaw pronto para pressiona o quarterback saltando de sua posição e os defensive backs contendo os wide receivers do adversário, a defesa dos Niners somado ao ataque é um dos fatores influenciadores para o sucesso do time.

Razões para não acreditar que os 49ers irão ao Super Bowl

Desde que Kyle Shanahan assumiu a equipe, os 49ers bateram na trave em várias temporadas consecutivas. A vez que chegaram mais perto do título foi em 2019, no Super Bowl contra o Kansas City Chiefs. Naquela partida, os Niners começaram vencendo, mas não conseguiram conter Patrick Mahomes para assegurar o campeonato.

Em anos seguintes, foram duas finais de conferência, mas nunca mais avançaram para a final. Derrotados pelos Rams em 2021 e Eagles em 2022, os 49ers buscam a terceira final de conferência nos últimos três anos.

Enfrentando os Packers no divisional round, a zebra que Aaron Rodgers levava para Green Bay não existe mais, ao passo que o quarterback agora está nos Jets. Enfrentando SF com Rodgers como titular nos playoffs, são quatro vitórias e nenhuma derrota. Contudo, a era Jordan Love começou.

GBP mandou Dallas Cowboys para as férias mais cedo do que o time gostaria, anotando 42 pontos contra uma das equipes com o líder de mais pick six em uma única temporada da NFL. Isso mostra a força da juventude de Green Bay, que pela segunda semana consecutiva joga uma partida de pós temporada fora de casa.

O passado recente não está ao lado de SF, que esporadicamente faz uma participação no Super Bowl e sai derrotado de campo. Antes de 2019, a última vez que o time jogou no SB tinha sido em 2012. Derrotados, os Niners passaram anos tentando encontrar sua melhor forma novamente, apenas para mais uma vez saírem da grande final sem o título.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.