J.C. Jackson retornou ao New England Patriots durante a temporada 2023-24, e agora já não faz mais parte do elenco. Assinando com os Patriots após o draft de 2018, o free agent venceu um título com a franquia, antes de ser trocado para o Los Angeles Chargers em 2021.
De volta, Jackson chegou no meio da temporada logo após a lesão do safety novato Christian González, que ao lado de Matthew Judon era a principal peça defensiva do time.
J.C. assinou por apenas uma temporada com os Patriots, para receber em torno de US$ 1.5 milhões (R$ 7.4 milhões). Agora, sem time, Jackson pode assinar com qualquer franquia da NFL.
The #Patriots have released CB J.C. Jackson, who they traded for last season.
— Ian Rapoport (@RapSheet) March 1, 2024
Em 2023, J.C. Jackson jogou oito partidas pelos Patriots, somando 25 tackles. Nenhum sack, interceptação ou fumble forçado.
Jackson durante a primeira passagem pelos Patriots era considerado um dos melhores cornerbacks da NFL, chegando a liderar a NFL em interceptações em 2020, com nove.
Nos últimos dois anos como um Patriots antes de se juntar aos Chargers, Jackson fez das interceptações sua melhor característica, somando quase 100 jardas após a recepção em duas temporadas consecutivas e um touchdown – em uma interceptação retornada. No caso, uma pick-six.
Em 2021, o defensor teve média de 11 jardas após interceptação. Ou seja, além de conseguir o turnover e devolver a bola para o quarterback de New England, ainda ganhava a distância de uma descida para posicionar o ataque para a posse de bola seguinte. Além disso, somou 23 defesas de passe na mesma temporada.
A volta para os Patriots foi comemorada, mas não teve um desempenho similar ao passado
As duas temporadas que esteve em Los Angeles – ou uma temporada por causa da troca durante a campanha regular de 2023 – J.C. Jackson teve problemas com lesões. Em 2022, Jackson apareceu em cinco jogos durante a temporada, desfalcando os Chargers à partir da semana seis por causa de um rompimento do tendão patelar.
As lesões nem sempre foram um problema para Jackson. Aliás, uma de suas principais virtudes era que estava quase sempre disponível. Na primeira temporada com New England, Jackson participou de 13 partidas das 17 possíveis. Já nos dois anos seguintes, o cornerback jogou nos 16 jogos de temporada regular, ficando de fora da última partida das respectivas temporadas que disputou porque não havia necessidade de forçar o jogador com a campanha encaminhada.
2021 foi a temporada que J.C. Jackson mais jogou, aparecendo em 17 jogos de temporada regular para tentar ajudar os Patriots que não viviam sua melhor fase: Temporada de calouro de Mac Jones, Bill Belichick em seu primeiro ano sem Tom Brady desde 2000, veteranos deixando a equipe. Agora, os principais nomes que jogaram com Jackson, assim como jogador, não se encontram mais na franquia.
Bill Belichick foi demitido e agora procura outra franquia para ser head-coach, Tom Brady está aposentado e mostrando que se mantém em boa forma física, e o time passa por uma reestruturação com o novo treinador Jarod Mayor.
O cornerback pode se juntar a qualquer franquia que deseje assinar com o jogador. Algumas das equipes que podem ir atrás de um defensor para a próxima temporada para fortalecer seu time defensivamente é o Kansas City Chiefs, Cincinnati Bengals e Minnesota Vikings.
Whoever signs J.C. Jackson will be getting an ELITE CB 😤😤🔥🔥 pic.twitter.com/5yljgsCAjV
— NGB (@TheGoatMahomes) March 1, 2024