O Kansas City Chiefs soube usar de sua experiência como atual campeão da NFL para derrubar os favoritos ao título da AFC neste ano, o quase-perfeito até então Baltimore Ravens. Se Patrick Mahomes não brilhou, Lamar Jackson não conseguiu escapar do brilhantismo da defesa dos Chiefs, que fazem do Super Bowl LVIII em Las Vegas, o seu quarto nas últimas cinco temporadas – apesar dos diversos desfalques para a difícil decisão.
Defesa dos Chiefs garante resultado no segundo tempo
Os Chiefs pontuaram com sua dupla letal (e previsível) no passe de 19 jardas de Patrick Mahomes para Travis Kelce. Os Ravens empataram também pelo ar, com o passe de Lamar Jackson para Zay Flowers.
No segundo quarto, os Chiefs voltaram a liderar o placar com a corrida de goal line de Isaiah Pacheco, quer era dúvida para o jogo: 14 a 7 para o atual campeão.
Ainda no primeiro tempo, com sua sétima recepção no jogo, Travis Kelce entrou para a história da NFL: com 152 recepções em pós-temporada, o tight-end dos Chiefs tornou-se o jogador com mais recepções no mata-mata do futebol americano. Ele passou nada mais nada menos do que a lenda dos 49ers Jerry Rice.
THESE. TWO. ? pic.twitter.com/5aH98n8rke
— Kansas City Chiefs (@Chiefs) January 28, 2024
No minuto final, os Chiefs, com ajuda das faltas do Ravens, conseguiram uma importante campanha para chegar até a redzone e faltando 30 segundos. Mas duas faltas por seguradas tiraram o time da zona de field goal e um tempo foi necessário. Um passe para Kelce foi necessário para consertar e colocar Harrison Butker para chutar: 17 a 7 Chiefs.
Os Ravens começaram o terceiro quarto com a bola, mas Lamar Jackson não conseguiu liderar a equipe para uma resposta mais que bem-vinda. Na segunda campanha do quarto, o Ravens atingiram somente seu sétimo first down em toda a partida, traduzindo a baixa produção do ataque.
Nos últimos segundos do quarto, o passe para Zay Flowers se repetiu e colocou o time na redzone. E quando o touchdown de Zay Flowers iria se repetir, a defesa dos Chiefs fez algo incrível, mostrando o quanto foi decisiva – L’Jarius Sneed tirou a bola no ar de Flowers, a milímetros da endzone. O fumble foi recuperado pelos atuais campeões.
Em nova viagem tentando um touchdown para voltar para o jogo, Lamar Jackson lançou para a endzone e acabou interceptado por Deon Bush.
Sem conseguir ficar com a bola, os Chiefs devolveram rapidamente para os Ravens, que não tentaram um touchdown mas foram para o field goal com Justin Tucker – 17 a 10 para o time de Kansas.
Faltando 2 minutos e 34 segundos, Mahomes soube administrar o relógio e não sofreu mais o perigo de perder a liderança do placar e para garantir o título da AFC.