NFL

Tutorial: Peguei a NFL ao vivo na TV, não sei nada, mas quero saber

NÃO DESLIGUE A TV OU MUDE DE CANAL. Olá amigos leitores do Quinto Quarto. Depois do sucesso nas últimas semanas com nossos tutoriais sobre os esportes americanos, decidimos continuar na labuta para te ajudar a entender melhor o futebol americano e os esportes americanos.

No texto de hoje vou fazer um serviço que você, fã doente da NFL, vai amar mandar aos seus amigos que você quer doutrinar. O título do texto diz tudo: temos um jogo de NFL ao vivo na TV e seu amigo (a) não entende nada.

Então esse é o cenário, esse é o contexto. A partir daqui este texto não vale para você que é manjão. Compartilhe com seus amigos que querem aprender ou àqueles que já começam “ah, mas que bola é essa?”, “quanto intervalo, que chatice”.

Liguei a TV e está passando um jogo da NFL ao vivo

Bem-vindo! Primeiro de tudo, veja quais são os times que estão jogando. Já antecipo que se for o Miami Dolphins de 2019, pode desligar. Brincadeira. Agora eu quero te mostrar meus dotes maravilhosos no Paint.

nfl ao vivo o que faço

Você pode pegar outros momentos do jogo, mas o cenário mais habitual será esse da foto. Então se você pegou esse momento, olhe no placar. Lá estão DEN de Denver Broncos e ARI de Arizona Cardinals. O jogo está 7 a 3 para os Broncos, o que não é uma vantagem grande na NFL. Já explicaremos as pontuações abaixo.

O 1st 2:06 abaixo do resultado é o quarto (primeiro quarto no caso) e o quanto falta para acabar esse quarto. Observe que aqui muda muito em relação ao nosso futebol, que tem dois tempos e no placar mostra o quanto passou de tempo, não o quanto falta.

Um jogo da NFL tem quatro quartos de 15 minutos e se o jogo estiver empatado no fim desse tempo, teremos uma prorrogação de 10 minutos. Aqui há mais detalhes, mas como este é um post básico, fod%$¨& as exceções.

Outra coisa que muda porque os americanos são chatos. O campo tem 100 jardas e esses números gigantes no campo são as jardas que faltam para a end zone, que você pode entender como o gol no futebol. Mais uma coisa que muda porque os americanos são chatos: diferentemente do futebol, onde Flamengo x Santos quer dizer que o jogo será onde o Flamengo decidir, na NFL o jogo Arizona x Denver é em Denver.

Muito bem, vamos para o básico do jogo. A bola está na linha de 30 jardas, ou seja, faltam 30 jardas para a end zone. A linha azul é gerada pela transmissão da televisão e é chamada de linha de scrimmage. A linha amarela também é gerada pela televisão e é a linha da primeira descida. Já explicamos isso.

O 1st & 10 quer dizer primeira para 10. O futebol americano é um jogo de território e você tem quatro oportunidades para avançar 10 jardas. Neste caso, essa é a primeira oportunidade. Se a jogada avançar 12 jardas, a jogada seguinte começa na linha de 18 e vira mais uma 1ª para 10.

Se depois de três descidas o ataque ainda não conseguiu as 10 jardas, o time tem uma decisão a fazer. Ele pode:

Chutar um punt, que vai dar a bola para o outro time longe de sua própria end zone. A ideia é “afastar o perigo”. Se fosse no futebol seria um zagueiro dando um bicão para além do meio de campo.

via GIPHY

Ele pode chutar um field goal, tentando acertar aquele Y enorme amarelo. Se acertar, ganha 3 pontos.

via GIPHY

Ou então pode tentar a quarta descida para tentar passar da linha amarela.

Então por que os times não tentam sempre a quarta descida? Porque se você não consegue, a bola será do outro time no ponto onde a jogada acabou, em vez de, no punt, dar a bola para o time rival, mas lá longe.

Entendendo o que está rolando

nfl ao vivo o que faço

Voltamos para a imagem inicial, sem meus dotes no paint.

A jogada começa com o snap, que é quando o gigante (center) passa a bola por debaixo da sua perna e a jogada começa. Normalmente quem pega a bola é o quarterback, o principal jogador da equipe, o que mais ganha e o que aparece na capa da revista. O marido da Gisele é quarterback.

Agora que já sabemos que a função do time é avançar no campo, ele pode fazer isso de duas vezes basicamente. Uma delas é com o quarterback passando para algum de seus recebedores, como os dois no topo da imagem, perto do 30 gigante.

via GIPHY

Ou então o time pode correr com bola, sem fazer um passe que a bola voe no ar. O jogador do lado do quarterback, o running back, é quem normalmente faz o “running”, quem corre tentando achar um buraco para explodir.

via GIPHY

Vamos imaginar que esse buraco é encontrado e o jogador corre 30 jardas até a end zone. Temos um touchdown, o gol do futebol americano. O Arizona Cardinals ganha seis pontos e o time tem direito a um extra point, que é um chute curto para acertar o Y e ter esse ponto extra.

Agora vamos imaginar que o time só consegue uma jarda na primeira jogada, duas jardas na segunda descida e três jardas na terceira descida. Temos então uma quarta para cinco e chega a hora da decisão. Chuta ou tenta as cinco jardas? Neste caso, como a bola está na linha de 30, dá para o kicker (chutador) tentar acertar o meio do Y e conseguir os três pontos do field goal. Mas se estivesse na linha de 48, isso não seria possível porque nenhum chutador tem essa força no pé. Ou faz o punt ou tenta as cinco jardas para conseguir a primeira descida.

Está vendo o nome de Larry Fitzgerald no topo? Ele é um recebedor e teve três recepções para 57 jardas. Está vendo o nome de Terrance Williams abaixo? Ele também é um recebedor e teve 2 recepções, 71 jardas e 1 TD no jogo de Dallas.

Perguntas que você tem agora e eu vou responder

P: Por que o time está correndo com a bola tanto e não passando com a bola, que consegue mais jardas?

R: Porque se você só passa a bola seu ataque fica mais previsível e há mais riscos. A defesa pode interceptar a bola, o que faz mudar a posse. É muito importante saber correr com a bola, por mais que as tendências da NFL é que se passe cada vez mais.

P: Por que o jogo para tanto?

R: Porque é um jogo totalmente estratégico, com elencos de 53 jogadores, jogadas planejadas e atletas com biotipos completamente diferentes. Tem os velocistas, os gordinhos para bloquear, as montanhas de músculos…

P: Por que os jogadores estão saindo do campo e outros do mesmo time entrando?

R: Porque diferentemente do futebol, onde os 11 jogadores atacam e defendem, no futebol americano tem um time de ataque, um time de defesa e um time de especialistas (quando é a hora dos chutes). O jogo é tão específico que um jogador que se especializa em correr e receber a bola não pode jogar na defesa.

P: O que os caras tanto conversam no microfone com um cardápio gigante na mão?

R: Esses são os treinadores com o plano de jogo, com as jogadas que são treinadas e usadas e conversando com outros membros da comissão técnica, no gramado ou vendo o jogo em um lugar mais alto. O quarterback pode ouvir essa comunicação no capacete e assim recebe as jogadas e passa para o resto do ataque.

Detalhes que se você ainda não tiver entendido bem o que está acima neste texto para quem assiste a NFL ao Vivo, nem precisa ler abaixo

Sim, foi um subtítulo bem longo.

Pontuações:

Touchdown – Seis pontos, com um extra point de… um ponto se o chute for certeiro

Field Goal – Três pontos

Safety – Dois pontos.

O que é esse safety?

Entenda como um gol contra. É quando o quarterback – pode ser outro jogador, mas não vamos dificultar – é derrubado na sua própria end zone com a bola dominada. Isso conta como dois pontos para a equipe que derrubou o quarterback e esta ainda tem a bola em sua posse

Por que tem tanta falta?

Ah, o universo das faltas na NFL. Tem um monte delas e você pode conferir todas neste post maravilhoso de faltas no nosso tutorial mega master de futebol americano que fizemos.

O que você precisa entender de mais básico é que o ataque precisa começar ao mesmo tempo, se não rola um false start e a defesa não pode pular antes da hora, se não rola uma neutral zone infraction, encroachment ou, mais comum de todos, offside.

Outra coisa básica: você não pode segurar alguém que não está com a bola, só bloquear. Se você segurar vira um holding. Agora, se o cara está com a bola nas mãos, até puxar o cabelo vale.

O kickoff, retornos e porque a por%¨$ do jogo está começando nesse lugar

Esta seção é para a minha namorada. Se você entende bem como funciona o kickoff, PULE.

Amor, é da seguinte forma. A primeira jogada do jogo é um chutador (kicker) chutando a bola da sua linha de 25 para longe, afastando o perigo de sua área. Mas ele precisa lidar com uma coisa: vai ter um velocista no fim do campo tentando pegar essa bola para fazer um retorno.

Essa é a ideia: um quer afastar o perigo, o outro quer criar o caos levando a bomba para o mais perto possível da casa do inimigo.

Veja este vídeo de Devin Hester no Super Bowl. Primeira jogada, ele leva para a casinha. É como um gol aos 10s na final da Copa do Mundo.

PS: nesse vídeo a regra fazia a bola ser chutada na linha de 20. Hoje é na de 25.

Esse chute gigante acontece depois de todas as pontuações e é um reinício de jogo. Mais ou menos como a bola começar do meio-campo no futebol.

Caso esse chute gigante vare o campo, não tem retorno e a bola começa automaticamente da linha de 25 do outro lado. Ai o ataque precisa avançar 75 jardas para o TD. Mas se a bola não varar e o velocista decidir que dá, ele começa a correr e a diversão começa.

 

via GIPHY

É isso então. Tudo o que eu falei tem 1000 exceções, detalhezinhos ou coisas chatas, mas se você está começando agora, não se preocupe. E se você pegar a NFL ao vivo na TV, pode pagar de manjão.

Comments
To Top