Ex-Raiders, morre Carl Weathers, famoso como Apolo Creed nos cinemas

Márcio Júnior | 02/02/2024 - 18:55

A influência da franquia sobre o icônico personagem Rocky Balboa é absolutamente imensurável sobre a popularidade do boxe e todas as lutas que hoje são destaque na TV, TV a cabo e streamings. E o que seria de Rocky, ou mais recentemente Creed, sem Apolo Creed?

E nesta sexta, o ator que deu vida a este importante personagem, Carl Weathers, acaba de falecer aos 76 anos. Além de seu icônico papel nos filmes estrelados por Sylvester Stallone, muitos da nova geração poderão lembrar de Carl como Greef Karga, da série “O Mandaloriano”, baseada no universo de Star Wars, exibida na Disney Plus.

Em nota, a família de Carl Weathers divulgou que o ator “morreu pacificamente enquanto dormia”.

Confira a nota completa:

— Estamos profundamente tristes em anunciar o falecimento de Carl Weathers. Ele morreu pacificamente enquanto dormia na quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024. Carl foi um ser humano excepcional que viveu uma vida extraordinária. Através das suas contribuições para o cinema, a televisão, as artes e os desportos, deixou uma marca indelével e é reconhecido mundialmente e através de gerações. Ele era um querido irmão, pai, avô, parceiro e amigo –, disse a família do ator.

Da NFL às telas de cinema: Carl Weathers é ex-jogador do Oakland Raiders

Mas o que quase ninguém sabe – ou poucos sabem – é que Carl Weathers, antes de se lançar na carreira de ator, foi um ex-jogador da NFL. No início da década de 1970, o até então Linebacker da Universidade Estadual de San Diego, Carl Weathers, fez sete jogos pelo Oakland Raiders, hoje Las Vegas Raiders, e apenas um jogo na temporada seguinte. Sem muito espaço na NFL, Weathers levou seus talentos para o British Columbia Lions, da Liga Canadense de futebol americano.

Nas terras geladas do Canadá, Carl Weathers defendeu o BC Lions por outras três temporadas, fazendo um total de 18 jogos pela equipe canadense. E esses seriam os seus últimos 18 jogos como jogador profissional de futebol americano. Em 1974, o Linebacker se aposentou e deu espaço para o ator Carl Weathers viver o auge da sua carreira.

“Não pode mudar o que realmente é”: Carl Weathers fez sucesso ao viver Apollo Creed nos cinemas

Embora o sonho de Carl Weathers fosse ser jogador profissional de futebol americano e virar uma lenda da NFL, o auge da sua vida profissional aconteceu em um outro ambiente: atrás das câmeras. A partir de 1976, o ex-jogador do Oakland Raiders deu seu rosto ao icônico personagem Apollo Creed, da também icônica série de cinema Rocky, muito celebrada pelos amantes das lutas.

Por anos, ao lado de Sylvester Stallone, Carl Weathers interpretou e deu vida a uma rivalidade que marcou época no cinema e na vida de muitos fãs de boxe. O repentino sucesso mudar a sua carreira profissional de ator, e voltou às telas para mais três filmes da franquia, lançados em 1979, 1982 e 1985. O fim do icônico personagem Apollo Creed aconteceu no Rocky IV, quando Apollo foi morto em uma luta contra Ivan Drago.

Mas, o que poucos sabem, é que o estilo de luta de Apollo Creed foi inspirada em um dos maiores lutadores de boxe da história, Muhammad Ali. Assim como Ali, Apollo ficou conhecido nos cinemas por sua agilidade com as pernas, usada no ringue e confundir o adversário e abrir espaço para executar golpes com velocidade. Em uma das cenas de Rocky III, deixa de ser rival e passa a ser treinador de Rocky Balboa, que tentava recuperar seu título de campeão dos pesos pesados e derrotar Clubber Lang.

Além de Apollo Cread, Carl Weathers ainda interpretou o Capitão George Dillon, da renomada franquia de cinema Predador.

Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.