Jimmy Garoppolo teve uma noite para esquecer no último domingo.
Além de ver o seu time, o Los Angeles Raiders, ser derrotado em casa pelo Pittsburgh Steelers por 23 x 18, no Sunday Night Football da semana 3 da NFL, o quarterback sofreu uma pancada na cabeça durante a partida e entrou no entrou no protocolo de concussão da NFL.
#Raiders coach Josh McDaniels tells reporters that QB Jimmy Garoppolo is in the NFL’s concussion protocol.
— Ian Rapoport (@RapSheet) September 25, 2023
Quanto tempo Jimmy ficará no protocolo de concussão da NFL?
O tempo que Jimmy levará para ser liberado do protocolo é incerto. Afinal, existem algumas etapas pelas quais o jogador que está no protocolo de concussão deve passar antes de ser totalmente liberado para jogar novamente.
O primeiro deles é uma espécie de resguardo. O jogador tem um período de tempo em que fica descansando e tem acesso limitado às atividades com o time. Em seguida, já em um estado de saúde melhor, retoma os trabalhos aeróbicos.
Por outro lado, o terceiro passo envolve exercícios específicos para o futebol. O jogador participa de treinos com a equipe, mas de forma limitada e sob supervisão.
O quarto e penúltimo passo envolve a retomada dos treinos com atividades mais específicas para a posição, e o quarterback é liberado para lançar a bola. Ao fim desta etapa o jogador passa por dois testes: um medindo seu processamento cognitivo, e outro para testar o equilíbrio físico.
Por último, o quinto passo revela se o jogador está apto a retomar todas as funções que exerce no time, sem restrições. O fisioterapeuta da equipe, junto de um médico neurologista independente – normalmente fornecido pela NFL – tomam a decisão a respeito do retorno do atleta às funções trabalhistas.
Embora machucado, Jimmy Garoppolo participou de toda a partida contra os Steelers, somando 324 jardas, dois touchdowns e três interceptações.
LEIA MAIS
+ NFL: Mike Williams sofre lesão no joelho e preocupa Chargers
++ Travis Kelce deixa estádio ao lado de Taylor Swift, e até NFL comemora
Os Raiders estavam preparados para as lesões de Jimmy Garoppolo
O quarterback tem uma extensa lista de lesões, e os Raiders estavam prontos para lidar com isto. De acordo com o jornalista do Pro Football Focus, Mike Florio, os Raiders incluíram uma cláusula de liberação no contrato de Garoppolo.
A cláusula fazia menção à lesão sofrida pelo jogador na semana 13 da temporada 2022, quando fraturou o pé e teve que passar por uma cirurgia. De acordo com o item do contrato, os Raiders teriam total liberdade para abrir mão do jogador caso não falhe no teste físico realizado após a recuperação. Para a felicidade de ambas as partes, Jimmy G passou no exame físico e permaneceu em Vegas.
As lesões são uma grande parte da carreira de Jimmy Garoppolo na NFL. O atual quarterback dos Raiders foi o reserva de Tom Brady no New England Patriots por três temporadas, e teve a oportunidade de iniciar uma campanha como titular em 2016. Brady foi suspenso por quatro partidas no início da temporada, o que abriu espaço para o então reserva tomar as rédeas na posição.
Jimmy, porém, sofreu uma lesão no ombro em sua segunda partida como titular, o que deixou os Patriots sem o quarterback titular e o reserva imediato em dois dos quatro primeiros jogos da temporada em 2016.
O quarterback foi ao San Francisco 49ers em 2017, e o retrospecto na equipe também não é dos melhores. Em sua primeira temporada com os Niners, Jimmy rompeu o ligamento do joelho na semana três, contra os Chiefs.
Em 2020 foi a vez de lidar com lesões no tornozelos, ficando de fora por 10 jogos na temporada. Em 2021, seu último ano como titular no San Francisco 49ers, Garoppolo perdeu dois jogos com uma lesão no tornozelo.
Estatísticas de Jimmy Garoppolo na NFL
- Porcentagem de passes completos: 67.6%
- Jardas: 14,998
- Touchdowns: 92
- Interceptações: 48