Alguns torcedores do Kansas City Chiefs que estiveram presentes no Arrowhead Stadium para acompanhar o jogo contra o Miami Dolphins no dia 13 de janeiro, válido pelos playoffs da NFL, estão enfrentando uma situação dolorosa e inesperada.
Naquele dia, a temperatura era de -20°C, com sensação térmica de -31°C; aqueles que dispensaram o uso de luvas de frio nas arquibancadas tiveram seus dedos congelados.
70% dos pacientes que foram atendidos pela unidade de queimaduras do Research Medical Center, em Kansas City, foram orientados a amputar os dedos devido ao estado de necrose quase depois de dois meses de tentativas de tratamento.
Os outros 30% dos pacientes que não foram orientados a se submeter ao procedimento extremo ainda segue tentando tratamentos alternativos com oxigenoterapia hiperbárica, que consiste na inalação de oxigênio puro em uma pressão maior que a atmosférica.
Mas mesmo que esse grupo não precise amputar os dedos congelados, sequelas como sensibilidade e dor para o resto da vida não estão descartadas pelos médicos que os acompanham.
No jogo em questão, os Chiefs venceram os Dolphins por 26 a 7 e avançaram na pós-temporada da NFL, chegando ao Super Bowl, onde enfrentaram o San Francisco 49ers e venceram na prorrogação, conquistando o título da liga.
Jogo mais frio dos Chiefs desde 1972
Além da vitória e classificação, o jogo contra os Dolphins também ficou marcado como o mais frio desde a inauguração do Arrowhead Stadium, em 1972, e também como o quarto mais frio na história da NFL.
Após a conquista do título, a franquia começou a planejar uma reforma do estádio, que é o terceiro mais antigo da liga, com um orçamento previsto em US$800 milhões (R$ 3,9 bilhões, na cotação atual).
As mudanças, no entanto, impactariam principalmente a circulação de torcedores dos Chiefs dentro e fora do Arrowhead; nenhuma melhoria em relação à sensação térmica contra baixas temperaturas foi mencionada.
A reforma deverá começar apenas em 2026, depois que o estádio for uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo FIFA, com um prazo de quatro anos para ser concluída.