Os Kansas City Chiefs planejam uma reforma de US$800 milhões (R$ 3,9 bilhões) no Arrowhead Stadium, o terceiro estádio mais antigo da NFL, que teria início após a equipe sediar jogos para a Copa do Mundo de 2026 e levaria cerca de quatro anos para ser concluído.
O alcance do projeto de renovação, revelado na quarta-feira (28) durante uma coletiva de imprensa no Arrowhead, abrangeria todos os aspectos do edifício de 52 anos, desde a arquibancada até as comodidades de luxo e a cena de tailgating – pré jogo nos estacionamentos ao redor do estádio.
As duas maiores mudanças no estádio ocorreriam na fluidez e deslocamento dos fãs dentro do Arrowhead. Pela primeira vez desde a construção do estádio em 1972, os Chiefs planejam construir uma concórdia superior de 360 graus, que permitiria que os fãs circulassem mais facilmente ao redor do estádio.
Isso impacta diretamente no lucro que a franquia terá vendendo produtos e alimentos dentro do estádio, criando mais estações de comida, banheiros e áreas de mercadorias, aliviando também o congestionamentos em outras partes do estádio.
Além disso, nas endzones os Chiefs planejam escavar sob a estrutura existente para criar espaços vip semelhantes aos encontrados no Allegiant Stadium em Las Vegas, casa dos Raiders, um dos principais rivais de divisão de Kansas City e onde os Chiefs recentemente conquistaram seu terceiro Super Bowl nos últimos cinco anos.
Arrowhead Stadium is the iconic heartbeat of Chiefs Kingdom – full of history, amazing memories, and so many more good times to come. Our vision is to elevate our unrivaled fan experience for the next generation of fans with improvements across all levels inside, new activation… pic.twitter.com/9gHLJ8MDBv
— Kansas City Chiefs (@Chiefs) February 28, 2024
O presidente dos Chiefs, Mark Donovan, comentou sobre como as áreas VIP que ficam perto do campo no Allegiant Stadium inspiram a nova arquitetura do estádio dos Chiefs. Curiosamente, outro estádio que tem esses espaços reservados atrás das endzone é o Levi´s Stadium, em San Francisco, casa dos 49ers e time derrotado pelos Chiefs no Super Bowl 58.
— Você está no nível do campo do Allegiant Stadium e vê aquela incrível suíte na zona final, e pensa: ‘Uau. Pena que não podemos fazer isso’. Encontramos uma maneira de fazer isso e não apenas oferecer o que há de melhor nos mais novos edifícios da NFL, mas incorporá-lo no icônico Arrowhead Stadium. — Disse Donovan.
Chiefs consideraram fechar o estádio e jogar sem influência externa
Os Chiefs reconsideraram a ideia de um teto sobre o Arrowhead cerca de duas décadas atrás, durante sua última grande renovação, mas o público estava cético em relação ao projeto e a ideia foi descartada.
Embora teoricamente um teto pudesse ajudar Kansas City a sediar o Super Bowl, Hunt afirmou na quarta-feira que isso nunca foi seriamente considerado para esta rodada de renovações – na verdade, a equipe prefere jogar ao ar livre, nas condições climáticas.
“Certamente sentimos que é uma vantagem competitiva para nós”, afirmou Hunt.
The snow is coming down ahead of the Broncos – Chief's game in Kansas City, MO!
Who do you have winning? #Broncos #Chiefs pic.twitter.com/tYUMM0YCHA
— WeatherNation (@WeatherNation) December 15, 2019
A reforma só vai acontecer após a Copa do Mundo de 2026, e o Arrowhead foi selecionado para receber jogos da maior competição entre seleções do mundo. No entanto, antes disso terão que resolver seu futuro dentro de campo, renovando com jogadores e mandando outras estrelas embora.