NFL: Deion Sanders é eleito personalidade esportiva em 2023

Marcelo Cartaxo | 30/11/2023 - 15:15

O técnico de Colorado State, Deion Sanders, foi eleito a personalidade esportiva do ano pela revista Sports Illustraded.

Sanders é conhecido não só por ser um dos jogadores mais icônicos na história da NFL, mas também pela visibilidade que tem levado para o futebol americano universitário. Esta é a maior honra concebida pela revista estadunidense, reconhecida mundialmente pela ênfase no esporte. Com isto, Deion Sanders é o primeiro treinador universitário a vencer o prêmio em mais de uma década.

Apelidado de “Prime” na época em que era profissional na NFL, Sanders foi um dos jogadores mais dinâmicos do século 20. O ex-jogador recebeu esse apelido por causa de seus desempenhos em jogos de horários nobres da televisão norte-americana, que acontecem segunda-feira, quinta-feira e domingo à noite.

Recentemente, Sanders teve um problema de saúde, o que poderia levá-lo a amputar o pé caso não fosse devidamente tratado.

Jogando como cornerback por 14 temporadas, passando por cinco times – incluindo Cowboys, Falcons e 49ers – Sanders soma 53 interceptações em jogos de horário nobre. Além disso, Sanders também recuperou 13 fumbles e ainda hoje é o jogador com mais touchdowns em prime time, anotando 22 entre interceptações retornadas para touchdowns e recepções para TD.

Prime não jogava apenas com defensor, ao passo que constantemente era visto atuando como wide receiver em algumas posses de bola nas equipes que passou. Hoje técnico, Deion treina seus dois filhos: Sheuder (quarterback) e Shilo (cornerback). Ambos estão entre os destaques do time.

Ainda assim, a maior estrela é Travis Hunter, wide receiver que também joga como cornerback, considerado um dos grandes jogadores do college football nesta temporada. O dinamismo de Hunter imita algo que seu treinador fazia na NFL, mas Sanders não se tornou profissional apenas como jogador de futebol.

Deion Sanders é um dos poucos que se arriscou em outra liga profissional

Famoso pelas falas sem filtros, dominância em partidas de horário nobre e pelo modo que se vestia, Sanders fez mais do que ficar imortalizado apenas na NFL. Em 1989, Sanders passou o verão como jogador do New York Yankees, da MLB.

No dia 5 de setembro daquele ano, Sanders rebateu um homerun contra o Seattle Mariners, dois dias antes de assinar com o Atlanta Falcons. Já no dia 10 de dezembro, jogando como retornador, Sanders anotou um touchdown, entrando para a história como o único jogador a conseguir anotar um HR e um TD na mesma semana.

Algumas personalidades em ligas profissionais dos Estados Unidos não atuaram apenas em um esporte, e o exemplo mais famoso é o de Michael Jordan. Considerado o melhor jogador de basquete da história, Jordan na NBA venceu seis campeonatos com o Chicago Bulls, se tornando um dos mais vitoriosos do esporte.

Contudo, MJ largou a NBA em 1994 para se juntar ao Chicago White Sox, da MLB, por um ano. Posteriormente Michael retornou ao basquete para conquistar mais três títulos. Curiosamente, enquanto se preparava para retornar às quadras, Jordan estava gravando o filme Space Jam.

Outro grande nome que também e lenda na NFL e MLB é Bo Jackson. O ex-running back do Las Vegas Raiders jogou pelo Kansas City Royals, Los Angeles Angels e Chicago White Sox. Bo é o único jogador na história a ser All-Star nas duas ligas profissionais.

 

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.