Comercial da Nike com Colin Kaepernick será exibido durante abertura da temporada

Bruno Bataglin | 05/09/2018 - 16:47

Colin Kaepernick, quarterback da NFL
(Crédito: San Francisco 49ers/divulgação)

O polêmico comercial da Nike com Colin Kaepernick, quarterback que atualmente está sem time e que é um ativista, será exibido nos Estados Unidos durante a abertura da temporada 2018 da National Football League, noite desta quinta-feira (6).

O Philadelphia Eagles e o Atlanta Falcons se enfrentam no kickoff.

No comercial, que tem narração de Kaepernick, o ex-quarterback do San Francisco 49ers aparece ao lado de grandes astros do esporte como LeBron James, astro do Los Angeles Lakers, a tenista Serena Williams, Odell Beckham Jr., wide receiver do New York Giants, o maratonista Eliud Kipchoge e a skatista Lacey Baker.

O comercial também dá destaque a nomes inspiradores do esporte tais como o linebacker Shaquem Griffin, que não tem uma das mãos, a jogadora de basquete em cadeira de rodas Megan Blunk, a boxeadora Zeina Nassar e o lutador de luta olímpica Isaiah Byrd, que não tem as pernas.

Kaepernick publicou o comercial em seu Twitter nesta quarta-feira e o anúncio é emocionante.

Os protestos de Kaepernick contra injustiças raciais e sociais, que começaram em agosto de 2016 com o QB se sentando e se ajoelhando durante o hino dos Estados Unidos, iniciaram um movimento ao redor da NFL e de outras ligas esportivas.

Nenhum time o contratou como free agent em 2017 e 2018.

O comercial com Kaepernick, que foi revelado na última segunda, dividiu opiniões, com algumas pessoas mais radicais prometendo boicotes para não adquirir mais produtos da Nike.

Mesmo no feriado do Dia do Trabalho, na última segunda, a Nike dominou as mídias sociais e houve 3,4 milhões de menções à fornecedora de material esportivo no Twitter durante as primeiras 21 horas depois que Kaepernick publicou o primeiro comercial.

Kaepernick assinou com a Nike em 2011. Fontes disseram à ‘ESPN’ norte-americana que a Nike manteve em segredo que o ex-QB seria utilizado em uma campanha futura, inclusive internamente.

A empresa não divulgou a notícia antes do tempo para a NFL mesmo com Kaepernick tendo apresentado uma queixa de conluio contra os proprietários de franquias da liga.

Recentemente, a Nike fechou um novo contrato multibilionário de 10 anos de duração para continuar sendo a fornecedora oficial de materiais da NFL.

Escrito por Bruno Bataglin
Formado em jornalismo em 2013 pela Cásper Líbero, é um dos fundadores do Quinto Quarto e é editor de NFL. Apaixonado por esportes e por música, não necessariamente nesta ordem. Produtor de conteúdo e pensador nas horas vagas.